Semana UFSC: os principais eventos no período de 23 a 28 de abril

24/04/2012 09:13

Agenda semanal produzida pela Agência de Comunicação da UFSC.

Acompanhe as Notícias na página da UFSC e no site da Agecom.

Divulgue seu evento:

O Semana UFSC também está no Facebook > clique aqui para acessar.

 AVISOS

Fóruns da nova administração

Foi definida a programação dos fóruns de planejamento para a nova reitoria. São nove sessões temáticas programadas para os dias 2, 3 e 4 de maio no auditório do Centro de Eventos. O objetivo é apresentar para a comunidade universitária a síntese do diagnóstico realizado pela Equipe de Transição, para após discussão crítica e propositiva do público elaborar políticas para a próxima administração que toma posse dia 10 de maio. Acesse a programação completa.  Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.;  Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  (48) 9944-9414; Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ; (48) 9915-3653.

Bolsas de iniciação científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) lançou o edital para a obtenção de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). De acordo com o edital, os professores orientadores devem apresentar suas propostas pelo Formulário IC Online, no site http://pibic.ufsc.br . O período para envio de propostas vai até 14 de maio de 2012. Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Inscrições abertas para intercâmbio em países da América do Sul

Até o dia 13 de maio, alunos de cursos de graduação da UFSC podem se inscrever no Programa Escala Estudantil, para intercâmbio no segundo semestre de 2012 em universidades da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. As inscrições serão realizadas pelo sitewww.sinter.ufsc.br . O programa faz parte do acordo de cooperação internacional entre a UFSC e a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Informações:  Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.    ; (48) 3721- 8225.

Orientação para o imposto de renda

Professores do Curso de Ciências Contábeis estão oferecendo auxílio para a elaboração do Imposto de Renda de Pessoa Física/2012. Interessados podem se dirigir à sala 116, Bloco D, primeiro andar do Centro Sócio-Econômico, com os documentos necessários à declaração. A iniciativa é dos professores Maria Denize Henrique Casagrande e Sérgio Murilo Petri. Informações: (48) 3721-6622 / 3721-6632

Concurso de cartazes

Estão abertas até o dia 3 de maio as inscrições para o IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas. O desafio é proposto para as turmas das escolas públicas de Santa Catarina pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ligado ao programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC. Informações: Mais informações:http://concursonigs.paginas.ufsc.br ; (48) 3721-4135; Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Oficinas para organização de estudos

Inscrições abertas para as oficinas de organização e métodos de estudo, promovidas pelo Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi/CFH). Para se inscrever o aluno deve comparecer até o dia 4 de maio na sala 14 A do Departamento de Psicologia, nas segundas, terças, quintas e sextas das 14h às 19h ou nas terças, quintas e sextas, das 10h às 13h. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC / projeto Reuni. Informações: (48) 37218213 ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

UFSC faz campanha para educar trânsito no Campus

A Central de Segurança do Campus está colocando adesivos em veículos estacionados em calçadas e outros locais indevidos. O objetivo é conscientizar a comunidade universitária, para que os abusos deixem de acontecer. O adesivo alerta sobre a irregularidade, pede cooperação do motorista e indica medidas que poderão ser tomadas em caso de reincidência. Segurança do Campus também vai fotografar os veículos e anotar as placas. Informações: (48) 3721-9555 / 3721-5050 / 3721-9442.

Eleições para o Conselho Diretor do HU

A diretoria do Hospital Universitário (HU) abriu processo eleitoral para escolha de representantes dos servidores no Conselho Diretor. O Regimento Interno determina em seu art. 9° que fazem parte da composição do Conselho quatro servidores do quadro permanente, um de cada Diretoria Setorial. A eleição será dia 24 de abril. Informações: (48) 37219185/9186.

Curso de extensão sobre memória social

O Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) e o Laboratório de Memória, Acervos e Patrimônio (LAMAP) promovem o curso de extensão “A memória social em debate: escritas, oralidade, acervos e patrimônios”. As inscrições são gratuitas e feitas no dia e local do curso, que consta de quatro Unidades. Serão distribuídos certificados de participação. Informações:http://pameduc.paginas.ufsc.br/  ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

DIA A DIA

Segunda-feira, dia 23 de abril

– Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc). Auditório da entidade, 14 horas. Pauta: deliberação sobre o plano de lutas aprovado no XXI CONFASUBRA. Informações: www.sintufsc.ufsc.br

– VIII Jornadas Bolivarianas. Tema “Caribe: espaço estratégico na América Latina”. De 23 a 27/4 no Auditório da Reitoria. Abertura: 18h30. Promoção: Instituto de Estudos Latinoamericanos (IELA). Informações: http://www.jornadasbolivarianas.blogspot.com

– Palestras informativas sobre o programa de intercâmbio Cidadão Global da AISEC. Dia 23/04, 18h30; e dia 24/04, 12h30, Auditório do CSE. Informações: www.aiesec.org.br/florianopolis ; (48) 3024 0331 ; Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

– Abertura do curso de formação continuada para professores(as) e gestores(as) escolares sobre gênero, sexualidades, homo-lesbo-transfobia no cotidiano escolar. Promoção: O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Local: Miniauditório do CFH. Inscrições:   Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Terça-feira, dia 24 de abril

– Sessão Ordinária do Conselho Universitário (CUn). A sessão começa às 8h30min na sala “Professor Ayrton Roberto de Oliveira” e pode ser  acompanhada ao vivo.

– Seminário “Energia mais Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração”. Centro de Cultura e Eventos, dias 24 e 25/4/2012. Promoção: UFSC e Instituto Ideal. Informações: (48) 3721-5185/ www.institutoideal.org

– Aula aberta: “A presença indígena no contexto urbano”, com prof. Nicanor Recendiz (PPGAS/UFSC). Promoção: Núcleo de Estudos dos Povos Indígenas – NEPI. Local: sala 611, Centro de Educação (CED). Horário: 10h10min. Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

– Museu em curso, palestra com Maria Helena Rosa Barbosa. Das 16h às 18h, no Auditório do Arqueológico e Etnológico Professor Oswaldo Rodrigues Cabral(ex-Museu Universitário). Informações: 48 3721-8604 ou 9325;  Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

– Reabertura do Museu Universitário e inauguração do Pavilhão Sílvio Coelho dos Santos, às 19 horas. Informações:www.secarte.ufsc.br , (48) 37219325.

– Eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) dias 24 e 25 de abril. Informações: Comissão Eleitoral (48) 9621-4216 ou (49) 8436-4004; www.dce.ufsc.br

– Encerramento das inscrições para o minicurso “Produção Textual Acadêmica”, que será realizado todas às quartas-feiras, das 16h30min às 18 horas, na Sala 007 do Centro de Comunicação e Expressão, Bloco A. Ministrantes: Eloara Tomazoni, Josa Coelho Irigoit e Rosângela Pedralli (bolsistas de Pós-Graduação do Reuni). Inscrições: . Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. Informações: (48) 3721-8307 ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Quarta-feira, dia 25 de abril

– “III Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade” e “I Seminário Nacional de Comunicação Clínica”. No Centro de Eventos da UFSC, de 25 a 28 de abril. Informações: http://www.sulbrasileiromfc.com.br/trabalhos/index.php

– A Pós-Graduação em Estudos da Tradução promove a palestra ´O Estado dos Estudos da Tradução nos Estados Unidos. Revitalização de uma Disciplina`, com a professora Elizabeth Lowe McCoy, da University of Illinoi, Urbana-Champaign. A partir de 9h, na Sala Machado de Assis, quarto andar, Bloco B, Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

– Último dia de inscrições para o módulo de capacitação Universidade e Gestão Social.  O curso será oferecido na modalidade semipresencial, de 10/5 a 14/6, das 14h às 18h. Informações e inscrições no site www.sgca.ufsc.br/web

– “Debate sobre o Plano Diretor Participativo da UFSC – Leitura Técnica Preliminar”. Dias 25 e 26 de abril, no Auditório da Reitoria, 8h30min. Programação no site http://planodiretor.ufsc.br .

Quinta-feira, dia 26 de abril

– Semana do Direito Autoral. Promoção: Departamento de Inovação Tecnológica (DIT/PRPE/UFSC) e Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação (GEDAI/UFSC).  Dias 26 e 27 de abril, no andar térreo do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC) com transmissão pela internet. Informações: www.direitoautoral.ufsc.br ; (48) 3721-9287, www.cpgd.ufsc.br , Twitter: @Marcos Wachowicz.

– O Núcleo Vida e Cuidado Estudos e Pesquisas sobre Violências promove seminário aberto com o tema “Infância e experiência: traços, rasuras e vestígios – por uma infância sem nome”. A atividade será conduzida por Patricia de Moraes Lima, professora do Centro de Educação da UFSC, e Daniel Schiochett, doutorando em Filosofia. A partir de 18h, na sala 11 do bloco D do CED, no novo prédio do Centro. Informações:  www.nuvic.com.br ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Sexta-feira, dia 27 de abril

– I Curso de Formação de Árbitros de Patinação de Velocidade e Encontro e workshop para Técnicos de Patinação de Velocidade. Dias 27 e 28 de abril, no auditório do Centro de Desportos (CDS). Informações e inscrições: http://www.fchp.com.br/cursoseworkshop/ ; Laboratório de Biomecânica (48) 37218530; www.biomec.paginas.ufsc.br

– Palestra semanal do Grupo de Estudos em Astronomia (GEA). Tema: Mapas Estelares, com Alfredo Martins. Informações: http://www.gea.org.br/programacao.html ; (048) 3721.4133;  3721.9241; Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Sábado, dia 28 de abril

– I Curso de Formação de Árbitros e o Encontro Nacional de Técnicos em Hóquei e Patinação de Velocidade, promovido pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP). Auditório do CDS. Informações e inscrições:  http://www.fchp.com.br/cursoseworkshop/

– XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sul. Tema: “Práticas profissionais durante o processo de formação”. Dias 28, 29,30 de abril e 1° de maio, auditório da Reitoria e CED.  Informações: http://erebdsul2012.paginas.ufsc.br/

CULTURA E LAZER

Dança

I Semana de Dança na UFSC. Todos os tipos de dança serão reverenciados no evento. As atividades incluem mostras e performances ao vivo, videodança, conferência multimídia com Kravitz sobre a história da dança, lançamento de livro e oficinas. De 22 a 29 de abril no campus da Trindade. Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  www.secarte.ufsc.br ; (48) 37218307.

Mostra de cinema

Mostra Cavalcanti. De 23 a 27 de abril, o “Projeto Punctum: cinema e pensamento”, do Curso de Cinema promove a exibição de onze filmes, apresentação de ensaios seguidos de debates. Informações: http://www.punctum.ufsc.br/

Teatro

Peça teatral “…In Memoriam”. Dias 27, 28 e 29 de abril, às 20h no Teatro da UFSC e dia  1º de maio, 19h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho. Ingressos: R$10,00 e R$5,00. Informações: www.apatotadoteatro.blogspot.com  ; www.teatrolachama.blogspot.com

Festival

O Festival Audiovisual Catarinense (FAÇA). De 26 a 29 de abril no CIC.  Serão realizadas também oficinas. Entrada gratuita. A UFSC é um dos apoiadores institucionais. Informações: http://www.faca.art.br/

Exposição fotográfica

Exposição “Janelas” do fotógrafo Joi CletIson (NEA). Imagens registradas em Portugal, Açores e Florianópolis. Local: Espaço Cultural do Hall da Reitoria. Visitação até 10 de maio. Informações: (48) 37218302; Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Oficinas do DCE

 Durante o semestre letivo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) oferece diversas oficinas: Tango, Teatro, Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan, Capoeira, Kung-Fu entre outras. Informações: http://www.dce.ufsc.br/_atividades/atividades_oficinas.html

Projeto 12:30

Apresentações musicais todas as quartas-feiras, às 12h30min, na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade. Dia 25/4, show da banda Cravo da Terra. Informações:  (48) 3721-9348 / 3721-9447.

Exposição do NEA

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) promove a exposição Ilha Terceira/Ilha de Santa Catarina: Um Paralelo Iconográfico, pesquisa e curadoria de Paulo Ricardo Caminha. Visitação até 27/4 no Espaço Cultural do NEA. Informações: Paulo Caminha (48) 9919.3886; Joi (48)3721.8605.

PRÓXIMOS EVENTOS

Abril

– Dia 30/4, último dia para a comunidade universitária para participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A autoavaliação da UFSC é aberta para manifestação da comunidade universitária. Para participar: http://2ciclopaai.paginas.ufsc.br/formulario-eletronico/  .

– Até dia 30 de abril estarão abertas as inscrições para o curso de “Revisão Textual”, que acontecerá às terças-feiras, de 8 a 29 de maio, das 14 às 16 horas, na sala 244 do Centro de Comunicação e Expressão, Bloco A. Inscrições pelo e-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Maio

– Fóruns de planejamento para a nova reitoria. Dias 2,3 e 4 de maio, auditório do Centro de Eventos. A programação completa será divulgada no site da UFSC. Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  ; Roselane Fatima Campos (CED) Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  (48) 9944-9414.

– Dias 2 e 3 de maio o Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVI) promove o II Simpósio de Futebol: migrações, mídias e sociabilidades, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações:http://navi.paginas.ufsc.br/2012/02/28/iisimposiodefutebolmigracoesmidiasesociabilidades/

– Café Philo. Dia 02 de maio, palestrante Norberto Dallabrida, sociólogo. Tema: Pierre Bourdieu e o sistema escolar. Local: Sede da Aliança Francesa, Rua Visconde de Ouro Preto, 282 – Centro – Florianópolis. Horário: 19 horas. Informações: (48) 37218729;www.secarte.ufsc.br

– O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC promove no dia 5 de maio, a partir das 18h30min, a tradicional confraternização do Dia do Trabalhador. Retirada de convites até dia 30 de abril. Informações: (48) 3721.9220; www.sintufsc.ufsc.br

– Dia 14 de maio encerram as inscrições para o processo de seleção (doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências. Informações: www.biotecnologia.ufsc.br  (48) 3721-9049.

– Dia 14 de maio encerram as inscrições para Teste ANPAD, seleção de mestrandos e doutorandos promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Informações: www.anpad.org.br/teste

– Seminário Internacional de Educação Infantil e Contribuições dos Estudos da Infância. O encontro será realizado no período de 14 a 16 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições estão abertas. Informações:  http://www.siei.ufsc.br/ Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN – UFSC / (48) 3721-8918.

– Café Philo. Dia 16 de maio, palestrante Kléber Prado Filho. Tema: Foucault. Local: Sede da Aliança Francesa, Rua Visconde de Ouro Preto, 282 – Centro – Florianópolis. Horário: 19 horas. Informações: (48) 37218729; www.secarte.ufsc.br

– II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física (II CIFPEF) e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (VI SEPEF).  Promoção: Centro de Desportos da UFSC em parceria com o CEFID da UDESC. De 17 a 19 de maio de 2012, no Centro de Eventos da UFSC. As informações e inscrições: www.sepef2012.ufsc.br e www.portalcds.ufsc.br.

– II Simpósio Brasil-Canadá sobre Nanotoxicologia. De 21 a 24 de maio, no Hotel Mercure Florianópolis Convention. Informações: “>br ou (48) 3721-4995; www.labtox.ufsc.br

– XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Tema: “Envelhecimento, oportunidades, desafios e conquistas”. De 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Apoio: Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC. Informações:www.cbgg2012.com.br/index.php ; (21) 2285-8115.

– Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (XVII ENERI). De 23 a 26 de maio na UFSC. Informações: www.eneri.ufsc.br

– Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). De 28 de maio a 1º de junho de 2012. UFSC participa do Comitê Organizador. Inscrições abertas no site http://2sitefmept.ifsc.edu.br/index.php . Outras informações: Prof. José André Angotti, DEN/PREG; angotti@reitoria.ufsc.br ; Prof. Nelson Canzian da Silva – DPE/PRPE; canzian@reitoria.ufsc.br

– 8º Encontro Ampliado da Rede Ecovida. Promoção: Cepagro/CCA. De 28 a 31 de maio, no Centro de Eventos e Praça da Cidadania. Informações: www.cepagro.org.br ou (48) 96027155.

– Café Philo. Dia 30 de maio, palestrante Wladimir Antônio da Costa Garcia. Tema: Emmanuel Levinas. Local: Sede da Aliança Francesa, Rua Visconde de Ouro Preto, 282 – Centro – Florianópolis. Horário: 19 horas. Informações: (48) 37218729;www.secarte.ufsc.br

Junho

– 15 º Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural. De 3 a 6 de junho no Costão do Santinho Resort. Organização: UFSC e UFSCar. Informações: http://www.15ibmac.com/home/

– “Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética”. Dias 12 e 13 de junho, no Centro de Comunicação e Expressão. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Literatura. Inscrições de trabalhos no site http://fluxosliterarios.blogspot.com.br/ . Informações: (48) 3721-9288.

– Café Philo. Dia 13 de junho, palestrante Marcos Montysuma. Tema: Henri Bergson e a questão da memória. Local: Sede da Aliança Francesa, Rua Visconde de Ouro Preto, 282 – Centro – Florianópolis. Horário: 19 horas. Informações: (48) 37218729;www.secarte.ufsc.br

– I Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC. De 18 a 22 de junho, no auditório do Departamento de Química. Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  ou (48) 3721-6844 (ramal: 222).

– 3º Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica: Perspectivas em Acesso Aberto – Cenários para 2020. Dias 5 e 6 de junho em Florianópolis. Promoção: Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN). Informações: http://www.sbcc.ufsc.br/index.php/sbcc/sbcc2012 ou (48) 3721-8516.

– IV SEPEAD – Seminário de Pesquisa em EaD. Tema: “Desafios para o futuro da EaD”. Dias 28 e 29 de junho em Florianópolis. Informações: http://ead.ufsc.br/seminario2012/

 Julho

– 1º. Simpósio Catarinense de Promoção da Saúde: diálogo com as estratégias da Carta de Ottawa. Dias 2 e 3 de julho no auditório da Reitoria. Inscrições de trabalho até 15/5. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Informações e inscrições: www.aben-sc.com

– VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE 2012. Tema: “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI”. De 16 a 20 de julho, na UDESC e CCA/UFSC. Informações: http://www.abpn.org.br/copene ; (48) 37219243 r 2202 ;

Agosto

– II Colóquio Internacional NEIITA- Estudos Lingüísticos e Aquisição/Aprendizagem do Italiano como Língua Estrangeira. De 21 a 23 de agosto na UFSC. Inscrições abertas:  http://www.neiita.cce.ufsc.br/coloquio2012/

Setembro

– I Jornada Brasileira de Pesquisa em Condições Crônicas. Dias 13 e 14 de setembro na UFSC. Inscrições de trabalhos até 20 de maio. Promoção: Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (Nucron) e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Informações: www.nucron.ufsc.br .

– 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. De 17 a 19 de setembro, na UFSC. Promoção: Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Submissão/inscrição até dia 30 de abril no site http://www.labimha.ufsc.br/2simposio

 Outubro

– 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações:  www.cobrac.ufsc.br

 Novembro

– IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia: avanços para identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. De 26 a 29 de novembro na UFSC. Informações: http://www.ixsbee.com.br/ ; Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica/UFSC,  , (48)37219460.

 

Tags: semana UFSC