Pedalada marca em Florianópolis Dia Internacional da Doença de Parkinson

13/04/2012 15:00

Com o objetivo de congregar portadores da doença, familiares, cuidadores, profissionais da saúde e amantes do ciclismo, será realizado no próximo domingo, 15 de abril, o Segundo Pedala Parkinson. A atividade que marca o Dia Internacional da Doença de Parkinson sairá da frente da Reitoria da UFSC às 15h, com concentração a partir de 14h30min. De acordo com os organizadores, haverá bicicletas especiais para pessoas com maior dificuldade.

Da UFSC os participantes seguirão até o início da Avenida Beira-Mar Norte e o Koxixos, retornando ao ponto de partida, em um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros.   “A proposta é estimular o portador da doença de Parkinson a sair na rua e perceber que ele pode continuar inserido na sociedade”, explica a professora do Departamento de Enfermagem da UFSC Ângela Maria Alvarez, líder do Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas.

O Segundo Pedala Parkinson é uma promoção da Associação Parkinson Santa Catarina, em parceria com a UFSC e Prefeitura de Florianópolis, entre outras entidades. O mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central em que ocorre perda de um neurotransmissor chamado dopamina. A falta de dopamina resulta em uma série de sintomas motores, como tremor, rigidez muscular e lentidão de movimentos.

Mais informações:
– Associação Parkinson Santa Catarina – APASC / (48) 3721-6651 e (48) 3721-9445
– Na UFSC, com a professora Ângela Maria Alvarez / alvarez0308@gmail.com / (48) 3721-9480

Tags: ParkinsonUFSC