Empresa Júnior de Engenharia Mecânica promove palestra sobre pesquisa junto à NASA

13/04/2012 16:20

A Empresa Júnior i9 CONSULTORIA da UFSC promove a palestra “Pesquisando junto à NASA, relatos e perspectivas”, com o engenheiro Jonny Carlos da Silva,  na quinta-feira, dia 19 de abril, às 18h30min, no auditório Teixeirão do Centro Tecnológico (CTC).  O evento é aberto ao público.

A palestra abordará a experiência advinda do pós-doutorado realizado como pesquisador visitante junto à NASA, no Ames Research Center em Mountain View, Califórnia. Será apresentada uma breve introdução sobre o Ames, bem como serão mostrados alguns pontos relativos ao pós-doc: desenvolvimento de sistemas especialistas voltados ao diagnóstico de falhas em sensores, gerenciamento de cargas elétricas visando sustentabilidade e design rationale (captura das justificativas de projeto) para sistemas aviônicos. Também serão mostradas as perspectivas desta cooperação.

Sobre o palestrante:

Jonny Carlos da Silva é formado em engenharia mecânica pela UFPB, trabalhou como engenheiro na Alumar-Alcoa, tem mestrado e doutorado em engenharia mecânica ambos pela UFSC. Tem especialização pelo Kyushu International Center- JICA (Japão). Durante seu doutorado foi pesquisador junto ao departamento de engenharia da Universidade de Lancaster, Inglaterra. Por este projeto recebeu o prêmio Shaping the Future concedido pela Universidade de Hannover, Alemanha na Expo 2000. É professor do departamento de engenharia mecânica da UFSC desde 1993. Tendo sido coordenador do curso de graduação entre 2007 e 2011, e membro da Câmara de Ensino de Graduação entre 2008-2010. Orientou trabalhos de mestrado e doutorado, e coordenou projetos de pesquisa para empresas como Petrobras, SCGAS, e TBG, projetos desenvolvidos nos laboratórios LASHIP e LABCET. É co-autor do livro: Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Tem como linhas de pesquisa: Sistemas Especialistas aplicados à Engenharia e Modelagem Dinâmica. Desde março, assumiu a coordenação do NeDIP– Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos.

Sobre a i9 CONSULTORIA:

Fundada em 1995, a i9 CONSULTORIA é uma empresa gerida por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, que figura há décadas entre os mais prestigiados do Brasil. A empresa oferece consultorias de alta qualidade e com um custo abaixo do encontrado no mercado, já tendo realizado mais de 60 consultorias ao longo de sua existência. Para tanto, conta com os serviços de alunos de fases avançadas do curso de Engenharia Mecânica,  aliando o seu conhecimento e vontade à experiência de professores do Departamento de Engenharia Mecânica, que atuam como orientadores no processo de consultoria. Como resultado da excelência, receberam o prêmio de melhor consultoria realizada por uma empresa júnior em 2005.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-7537 ou pelo site www.i9.ufsc.br.

Tags: i9Jonny Carlos da SilvaPesquisando junto à NASA