Comissão organiza debates sobre a questão das Malvinas

13/04/2012 12:43

No dia 10 de março, o reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, recebeu em seu gabinete uma comissão que visa promover o debate sobre a questão das Malvinas. Formada pela Secretária de Cultura da UFSC, Maria de Lourdes Borges, e pelos professores Liliana Reales (LLE/CCE) e Raúl Antelo (LLV/CCE), a comissão defende a tese de paz no Atlântico Sul e a reabertura das negociações entre Argentina e Reino Unido. A ideia do grupo é organizar na UFSC, nas próximas semanas, um ciclo de palestras, projeções de filmes e debates, o que contou com o apoio do reitor.

“A iniciativa é de extrema importância”, afirma o reitor em exercício. “Penso que se deva dar outra luz a esse processo de discussão e a UFSC pode contribuir com sua característica acadêmica, buscando esclarecer o porquê das coisas e ajudando a construir uma capacidade crítica sobre o tema”, diz.  Este ano completam-se 30 anos da Guerra das Malvinas, que durou 72 dias e resultou na morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas.

Conforme explica o professor Antelo, esta mobilização em favor do diálogo e da paz no Atlântico Sul está acontecendo em diversas partes do mundo, a partir de ações do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e dos consulados. Em Florianópolis, a comissão elaborou o documento “Pela imediata reabertura das negociações e pela paz na região”, que está sendo apoiado por professores, artistas e intelectuais de instituições de diversos países.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom

Saiba mais:
Documento: Pela imediata reabertura das negociações e pela paz na região.

Tags: comissãoMalvinasUFSC