‘Em Busca da Utopia’, uma obra para pensar a reportagem e os sonhos em vigília

05/04/2012 10:08

Jornalista Elaine Tavares lança "Em busca da utopia"O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC e a revista Pobres e Nojentas convidam para o lançamento do livro “Em busca da Utopia – os caminhos da reportagem no Brasil, dos anos 50 aos anos 90”, da jornalista Elaine Tavares, no próximo dia 10 de abril , às 19h30min, na Pizzaria San Francesco.

Nesse trabalho Elaine Tavares faz uma recuperação da teoria do jornalismo produzida no Brasil desde os anos dourados até o início do século XXI. Ancorada no conceito de utopia ela desvela o pensamento que hegemonizou a prática do jornalismo e as teorias hereges que iluminaram o pensamento crítico.

Depois, analisa a reportagem nas revistas O Cruzeiro, Realidade, Veja e Época, mostrando como a utopia aparece nos textos e qual a importância disso para o jornalismo.  Vez ou outra, por força de um jornalismo de autor, ela (a utopia) aparece nos textos mostrando que Adelmo Genro Filho, teórico gaúcho, estava certo ao dizer que, mesmo sendo filho dileto do capitalismo, o jornalismo apresenta brechas por onde a realidade pode se expressar. Assim, aquilo que existe apenas como propaganda do sistema, em alguns momentos, explode em crítica e utopia.

O trabalho traz à luz teóricos há muito tempo esquecidos nas universidades como Danton Jobim, Alceu Amoroso Lima, Antônio Olinto, Celso Kelly e outros que singraram a dura estrada de produzir teoria no campo do jornalismo.

O livro ainda discute o conceito de pós-modernidade mostrando que o que era real para a Europa esgotada no início do século nada tem a ver com a realidade latino-americana. A América Latina, e o Brasil aí incluído, vive um tempo de mudanças radicais, capaz de se expressar também na forma de narrar a vida.

Serviço:

Local: Pizzaria San Francesco ? Av. Hercílio Luz, 1131

Hora: 19h30min

Data: 10/4/2012

Contatos com a autora: (48)99078877 eteia@gmx.net.

Tags: IELAreportagemUFSCutopia