Projeto 12:30 desta quarta recebe show de Cristiano Ferreira & Trio

13/03/2012 09:00

O Projeto 12:30 recebe Cristiano Ferreira &Trio nesta quarta-feira, 14/03, às 12h30min na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.

Cristiano Ferreira transita no cenário do blues desde a metade da década de 90, quando montou a Black Cat Bone Blues Band, ainda em Porto Alegre. O músico chamou atenção dos ouvidos mais apurados e passou a acompanhar diversos artistas como Andy Boy, Alex Rossi e Flora Almeida, em turnês e gravações.

Em 2006, mudou-se para Florianópolis e passou a trabalhar com os músicos locais. O gaitista Carlos May e a cantora Carolina Zingler são exemplos. Além disso, Cristiano é frequentemente requisitado para acompanhar artistas internacionais em suas turnês pelo Sul do Brasil. Nessa condição já esteve ao lado de nomes como Holland K. Smith, Phil Guy, John Primer, Willie Big Eyes Smith, Gonzalo Araya, Nicolas Smoljan, Bob Stroger, Eddie Taylor Jr., Lazy Lester, Kirk Fletcher e Donny Nicholo.

Agora traz um pouco de cada experiência para seu trabalho ao lado dos músicos Nani Lobo (baixo), Martin Bustingorri (bateria) e Hasse Berggren (sax tenor) com o Cristiano Ferreira & Trio.

O grupo acaba de lançar o disco Buzz Me, gravado do jeito que o blues deve ser, ao vivo, com toda a pegada e eventuais deslizes que dão charme e veracidade ao estilo. Há muito espaço livre no som de Cristiano Ferreira, que deixa as notas respirarem. É um blues cheio de classe e refinamento, que muitas vezes flerta com o jazz, auxiliado pelo sax de timbre quente de Hasse e revela influências de T-Bone Walker, B.B King e o jazz dos anos 30 e 40.

Além de suas composições, Cristiano incluiu músicas que fogem do lugar comum e dos clichês em busca um repertório de personalidade. Os climas variados de canções que passeiam pelo blues apimentado, pelo jazz-swing, bossa e jump blues tornam a audição do disco uma experiência prazerosa e cheia de sensações.

O disco começa com o blues tradicional de Play The Shuffle, composição de Cristiano, e segue por nove faixas onde o músico desfila toda criatividade e técnica que o levaram ao reconhecimento na cena blues. Destaque para a faixa 5, Green com seu clima bossa/blues que poderia estar em qualquer disco da Blue Note dos anos 60.

Com esta bela bolacha em mãos, Cristiano Ferreira & Trio partem em busca de levar sua música onde os amantes do blues estiverem. E eles não são poucos, afinal com diz uma velha frase: “Se você não gosta de blues, você tem um buraco na alma”.

Projeto 12:30
O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC, telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

Serviço:
O QUÊ: Show de Cristiano Ferreira & Trio.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Florianópolis-SC.
QUANDO: Dia 14 de março de 2012, quarta-feira, às 12h30.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: www.cristianoferreira.com, (48)9619-9675 e (48)9612-7967 – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Kadu Reis – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30, DAC: SeCArte: UFSC, com informações e foto do grupo.

Tags: Projeto 12:30UFSC