Prêmio Destaque da Iniciação Científica será entregue no auditório da Fapeu

13/03/2012 08:11

Estudantes que receberão o Prêmio Destaque da Iniciação Científica foram selecionados a partir de seminário de avaliação.

Selecionados em um evento que teve a apresentação de mais de 800 projetos, seis estudantes de graduação da UFSC recebem nesta quarta-feira, 14 de março, o Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2011.

Guilherme Wagner (do Curso de Engenharia de Materiais) e Paulo Leonel Teixeira (Engenharia Mecânica), Paulo Victor da Fonseca (Ciências Econômicas), Guilherme Ricken (Direito), Vandrize Meneghini (Educação Física) e Francis Pereira Dias (Ciências Biológicas) serão homenageados a partir de 14h30min, no auditório da Fapeu (o local era inicialmente a Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, mas foi transferido).

Contemplados com Bolsas de Iniciação Científica, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de projetos de pesquisa coordenados por professores da UFSC. A iniciação científica viabiliza uma introdução à atividade de investigação científica. O graduando desenvolve estudo relativo a seu campo de saber, fundamentado teórica e metodologicamente, complementando sua formação acadêmica em um processo de produção do conhecimento.

A apresentação de resultados no Seminário de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC, é uma etapa obrigatória, em que os estudantes são avaliados por professores da UFSC e também de outras universidades. Este ano o encontro teve avaliadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, da Escola de Engenharia de São Carlos, também ligada à USP, e do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense / RJ.

Engenharia espacial e botânica
Os títulos dos trabalhos dos estudantes selecionados como Destaques da Iniciação Científica são um indicativo da complexidade e da relevância das pesquisas premiadas. Guilherme Wagner, por exemplo, será reconhecido pela qualidade do projeto ´Análise Experimental de um Sistema de Bombeamento Capilar com Elemento Poroso Cerâmico em Ambiente de Microgravidade´. Ele explica em seu resumo que evaporadores capilares cerâmicos representam um avanço na tecnologia mundial para a dissipação de calor e controle de temperatura de operação de componentes eletrônicos, com potencial aplicação em ambiente de microgravidade (ambiente espacial, por exemplo).

Relacionada à área de Engenharia Térmica e desenvolvido junto ao Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, sua investigação busca colaborar com o desenvolvimento de tecnologia nacional para projeto e fabricação de circuitos de transferência de calor, sistemas com aplicação nas áreas espacial e industrial.

A caracterização da anatomia das folhas de duas plantas, uma delas com ocorrência somente em Florianópolis, é tema de outro trabalho que será premiado. O estudo de Francis Pereira Dias, ligado ao Laboratório de Anatomia Vegetal, do Departamento de Botânica, enfoca epífitas (plantas que crescem sobre o tronco de árvores) e rupícolas (organismos que vivem sobre paredes, muros, rochedos ou afloramentos rochosos) e representam grande parte da diversidade das Florestas Tropicais Úmidas. São espécies com estruturas anatômicas, adaptadas à restrição hídrica e à busca de irradiação solar.

Francis caracterizou o formato das folhas de duas espécies (a epífita Codonanthe gracilis e Sinningia bullata, uma rupícola endêmica de Florianópolis), relacionando suas características às condições ambientais. O trabalho integra a Rede em Epífitas de Mata Atlântica: Sistemática, Ecologia e Conservação, do Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica, financiado pela Capes.

Os estudantes avaliados como Destaques da Iniciação Científica 2011 também abordaram os temas aptidão funcional e comportamento sedentário em idosos, sistemas para controle de ângulo em turbinas eólicas, análise econômica teórica do fenômeno de migração rural-urbana e a construção jurídica do Estado Interventor nos Estados Unidos.

Todos serão inscritos para apresentarem os seus trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação científica (JNIC), que será realizada durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís (MA). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão vai custear, além da inscrição, a hospedagem, a inscrição e o transporte.

Mais informações: Departamento de Projetos de Pesquisa (DPP/PRPE/UFSC) / (48) 3721-9332

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Destaques da Iniciação Científica 2011:

ALUNO ORIENTADOR

DEPTO