Livro socializa conhecimento sobre gestão das águas e a Bacia do Rio Uruguai

08/03/2012 12:29

“Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe – Natureza e Sociedade” é título da obra que a Rede Guarani-Serra Geral e a Editora da Unoesc lançam no dia 12 de março, próxima segunda-feira. A apresentação do livro, organizada por Joviles Vitório Trevisol, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, e por Luiz Fernando Scheibe, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadores da Rede Guarani-Serra Geral, acontece a partir de 19h30min, no Auditório da Saúde, na Unoesc, em Joaçaba.

De acordo com os organizadores, a obra nasceu em um curso de extensão realizado em 2009, a partir de uma das metas do Projeto Rede Guarani-Serra Geral, iniciativa que tem apoio da Fapesc, entre outras instituições, e congrega pesquisadores, educadores ambientais, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais. O objetivo foi formar agentes para o desenvolvimento sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, capacitar professores da região para que sejam agentes multiplicadores de práticas de gestão sustentável dos recursos hídricos e integrar o comitê dessa bacia.

Os capítulos que compõem a publicação correspondem a 12 módulos do curso, complementados por uma análise sobre o projeto Rede Guarani-Serra Geral. “Os docentes-pesquisadores convidados para ministrar os módulos também foram desafiados a sintetizar os conteúdos em forma de artigo. Ao se tornarem públicos, os textos podem ser fontes de pesquisas, estudos e aprofundamentos nas escolas e universidades desta e de outras regiões do estado e do País”, comemoram os organizadores.

Lei das Águas
Com foco direcionado à Bacia do Rio Uruguai, a publicação trata também da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97). Conhecida como Lei das Águas, essa política coloca a temática das bacias hidrográficas no centro das discussões sobre recursos hídricos, gestão ambiental e desenvolvimento regional sustentável. “O livro é um esforço de disponibilizar à sociedade um bem extremamente valioso e cada vez mais importante nos processos de gerenciamento de uma bacia hidrográfica: o conhecimento científico”, ressaltam Trevisol e Scheibe.

Localizada na região Meio-Oeste de Santa Catarina, a Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe abriga população estimada em mais de 300 mil pessoas. Entre 27 municípios que a integram, 14 possuem suas cidades instaladas nas imediações do rio, que concentra no seu entorno mais de 200 mil pessoas. A economia regional, baseada na produção agroindustrial, tem provocado forte pressão sobre os recursos hídricos, gerando escassez ou comprometendo a qualidade da água.

A poluição dos rios, nascentes e poços, a redução do volume de água nos córregos, a crescente perfuração de poços tubulares para extração de água subterrânea, o assoreamento dos rios e a falta de saneamento básico estão entre os problemas ambientais mais preocupantes da bacia.

“A gestão sustentável e democrática dos recursos hídricos continua sendo um desafio no país que possui cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Trata-se de uma tarefa de grande magnitude. Governos e sociedade precisam assumir compromissos mais efetivos, com ações permanentes e integradas”, alertam os organizadores.

Mais informações:
– Joviles Vitório Trevisol / joviles.trevisol@uffs.edu.br / (49) 20493130
– Luiz Fernando Scheibe  / scheibe2@gmail.com / (48) 3721-8813

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

Capítulos do livro “Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe – Natureza e Sociedade”

1 – A geopolítica da água e a crise do conhecimento/ geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF)
2 – O sistema Aquífero integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG) em Santa Catarina e os recursos hídricos da Bacia do Rio do Peixe / Luiz Fernando Scheibe (UFSC) e Ricardo Hirata (USP)
3- A Política Nacional de Recursos Hídricos e a participação na gestão das águas: desafios para sua implementação em Santa Catarina / Cíntia Uller-Goméz (RGSG) e Vilmar Comassetto (EPAGRI)
4 – Gestão da água na Bacia do Rio do Peixe: integração e sobreposição dos instrumentos de gestão pública / de Daniel Poletto Tesser (UNOESC), Adriana Marques Rossetto (UNIVALI), Paulo Maurício Selig  (UFSC) e Paulo Roberto Ramos (SENAC)
5 – Aspectos históricos e socioculturais da Bacia do Rio do Peixe (1906-1916) / Delmir José Valentini (UFFS)
6 – Água em foco: uma discussão necessária / Jairo Marchezan (UnC)