Avanços e complexidade da prevenção ganham espaço em simpósio sobre a Aids

14/03/2012 10:01

O infectologista Gustavo Araújo Pinto: “Se temos mais pessoas com carga viral menor, são menos pessoas capazes de transmitir o vírus". Fotos: Wagner Behr/Agecom

Medicamentos antirretrovirais têm papel importante tanto em termos de tratamento quanto de prevenção. O diagnóstico precoce e a adoção da terapia antirretroviral no início da detecção do vírus são ações que têm impacto na saúde coletiva, ressaltou o médico infectologista Gustavo Araújo Pinto, palestrante do segundo dia do 2º Simpósio Nacional sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O evento foi realizado segunda e terça-feira no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Gustavo lembrou que há 30 anos a Aids era uma epidemia monstruosa, estigmatizada. Atualmente, ainda que a cura não seja possível, há recursos de tratamento que proporcionam ao portador do HIV uma expectativa de vida semelhante a de outras pessoas. “Infelizmente, ainda muitos são infectados diariamente. São mais de 7.400 pessoas todos os dias”, informou o médico, também professor da Unisul e colaborador do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Em sua opinião, o diagnóstico precoce deveria ser prioridade nacional, pois assim como acontece na Europa, o Brasil tem ainda taxa superior a 30% de descobertas tardias (quando se dá por meio de outras doenças, e o quadro avançado em geral leva à morte do paciente).

Em sua palestra foram abordadas as possibilidades de prevenção com uso de antirretrovirais antes da infecção (com resultados altamente positivos para conter a transmissão materno-fetal). O infectologista falou também do potencial de controle dos medicamentos pós-exposição (quando a pessoa teve o contato com o vírus). Segundo ele, há uma “janela” de oportunidade para prevenção, já explorada com resultados positivos, por exemplo, entre profissionais de saúde – mas que ainda é assunto polêmico em outros momentos e grupos.

A terapia antirretroviral traz benefícios também no controle da transmissão sexual, pois há uma relação direta entre o uso dos medicamentos e a redução da carga viral no sangue, no sêmem e na secreção vaginal – reduzindo o risco de infecção do parceiro. “Se temos mais pessoas com carga viral menor, são menos pessoas capazes de transmitir o vírus. A partir dos estudos, a OMS publicou normativa reconhecendo importância do tratamento precoce com antirretrovirais”, informou Gustavo.

Esse avanço, porém, traz também novos desafios e enfoques para reflexões. A preocupação está relacionada ao fato de que o uso dos antirretrovirais pode gerar uma falsa sensação de proteção e comprometer o uso de preservativos.

Educação e politização

Fernando Seffner (de preto): “Certo grupos defendem a economia de informação. É melhor não falar, pois o conhecimento pode jogar o individuo em outros horizontes de escolhas"

“Vivemos um impasse ao apostar na medicação excessiva ao invéz de privilegiar a politização, a discussão de questões de gênero, sexuais, o sexo livre, o acesso aos medicamentos”, provocou um dos palestrantes seguintes, o professor Fernando Seffner, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Como sou das Ciências Humanas, vou privilegiar em minha fala aspectos sociais e culturais”, disse logo no início de sua fala.

Fernando chamou atenção também para a complexidade das campanhas. Em sua opinião, segmentar as ações e trabalhar públicos específicos, além do geral, é uma visão estratégica, mas questionou: “Como fazer campanhas sem reforçar o preconceito?” Ele lembrou que as campanhas especializadas provocam a visibilidade de grupos, novos valores sexuais e de gênero, inaceitáveis para certos setores. “Elas provocam a constante visibilidade de grupos que para algumas pessoas deveriam ser escondidos embaixo do tapete”, complementou.

“A prevenção passa pelo que espero da vida, para mim e para o outro. Tem uma articulação com a noção de projeto de vida, de futuro”, considerou o professor. Em sua opinião, em uma sociedade em que os indivíduos que são corajosos e se arriscam é que vão bem, a questão da prevenção se torna ainda mais difícil.

“Vivemos entre o romantismo e o sexo livre adoidado”, refletiu o professor. “Nos filmes românticos não se vê o kit de prevenção. Todos buscam gozos maiores. A pessoa deve ser sexy, transar bastante, sexo é vida, sexo bom é o imprevisível, sem roupa, sem proteção. Fazer sexo sem barreiras é fazer sexo de verdade. Esses são valores que dificultam a ideia de prevenção”.

Fernando salientou também o perfil da sociedade brasileira na abordagem das questões sexuais, em que até mesmo crimes e corrupção podem em algumas famílias não causar tanto contragosto quanto uma escolha sexual não convencional. Em sua visão,  no caso da Aids educação é fundamental, pois o conhecimento gera mais possibilidades de ação. Mas é uma questão que enfrenta muitas barreiras. “Certo grupos defendem a economia de informação. É melhor não falar, pois o conhecimento pode jogar o individuo em outros horizontes de escolhas. Pode afrontar princípios”.

“A Aids é um fenômeno de ordem política e cultural e é importante lembrar que as doenças sempre representaram oportunidades de retirada do direito de alguns grupos”, alertou o professor que participa do projeto Respostas Religiosas ao HIV/Aids no Brasil. “É um enfrentamento que toca em questões muito além da Aids”, frisou.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: AidsUFSC