INCoD participa da entrega de equipamentos de telemedicina para eletrocardiogramas

30/03/2012 09:04

Nesta sexta-feira, 30, 18 municípios do sul de Santa Catarina recebem equipamentos de telemedicina para eletrocardiograma e para teletriagem em dermatologia. O evento tem início às 11h em Criciúma, no auditório da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com a presença de autoridades do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

Segundo Harley Miguel Wagner, do Instituto nacional de Convergência Digital/UFSC, instituição parceira na implantação do projeto, os equipamentos de eletrocardiograma foram financiados pelo Governo do Estado e estão sendo desenvolvidos desde 2005, junto com o aperfeiçoamento da telemedicina. Já os para teletriagem em dermatologia são uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Telessaúdede Brasil. A Rede de Telemedicina tem a meta de fornecer um equipamento de telemedicina para cada município de Santa Catarina. Na próxima sexta-feira, a região Sul do estado estará toda contemplada, com exceção de Orleans.

O Instituto Nacional de Convergência Digital da UFSC (INCoD) foi responsável por desenvolver todo o sistema de telemedicina utilizado nos eletrocardiogramas e também na teletriagem em dermatologia. As pesquisas em telemedicina iniciaram em 2005 e desde então vem sendo desenvolvidas em busca de melhorias. O conceito de telemedicina trata de telecomunicações para o auxílio do profissional de saúde. A telemedicina aplicada à cardiologia é a realização de exames com eletrocardiogramas e a emissão de laudos a distância através de um sistema de internet.

A teletriagem em dermatologia é mais recente. Foi em 2008 que o Instituto começou o estudo nessa área e somente no ano passado a tecnologia foi para testes. São realizações de exames para detectar doenças de pele (hanseníase, psicoríase e neoplasia) com laudos emitidos a distância pelo sistema de web.

Num conceito mais amplo, o Sistema Catarinense de Telemedicina em Telessaúde (STT) para as áreas de cardiologia e dermatologia, são um conjunto de exames médicos realizados presencialmente, mas que são analisados à distância pelo médico que poderá avaliar o quadro do paciente através da internet, sem que haja a necessidade do mesmo  estar presente em hospitais ou clínicas, por exemplo.

Para mais informações:

Agendamento de entrevista: Rafaela Blacutt (Estagiária de Jornalismo do INCoD) – (47) 9999-3663 / (48) 3721-9529 / rafaelablacutt@gmail.com.

Para entrevistas e informações mais detalhadas: Professor Aldo von Wangenheim (Coordenador do INCoD) – (48) 3721-9516 / awangenh@inf.ufsc.br.

Informações sobre o evento: Harley Miguel Wagner – (48) 3212-1678.

Fonte: Rafaela Blacutt

Tags: convergênciatelemedicinaUFSC