Palestra sobre desafios da alimentação abre primeiro Doutorado em Nutrição da Região Sul

21/03/2012 10:18

O professor Pedro Israel Cabral de Lima: emoção no retorno à pós-graduação que ajudou a avaliar. Fotos: Wagner Behr / Agecom

“Não foi na Sourbonne ou em outra universidade que travei contato com o fenômeno da fome”. A frase de Josué de Castro, médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome foi lembrada na manhã desta terça-feira, 20 de março, durante a aula inaugural do Doutorado em Nutrição da UFSC.

Convidado a marcar na Universidade Federal de Santa Catarina o início do primeiro doutorado da área na Região Sul (nono no país), o professor Pedro Israel Cabral de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, contextualizou a relevância e atualidade do trabalho do médico nascido no Recife, na palestra “Alimentação e Nutrição: de Josué de Castro aos dias atuais”.

O pesquisador da UFPE recuperou a trajetória e a visão de Josué de Castro sobre a problemática da fome – e a partir de gráficos, fotos e vídeos demonstrou como muitos desafios são ainda atuais e pertinentes na trajetória do profissional da área de nutrição.

Geografia da Fome
Josué de Castro nasceu em 1908, no Recife, e morreu em 1973, na França. Cresceu próximo aos mangues do Recife, “habitados por retirantes e caranguejos”. Aos 21 anos se formou em medicina, em 1951 assumiu a presidência do Conselho Executivo da FAO (agência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura), foi também embaixador do Brasil na ONU e criou uma associação mundial de luta contra a fome. Entre suas publicações mais relevantes estão O Problema da Alimentação no Brasil, Geografia da Fome e Geopolítica da Fome.

“Um marco de Josué de Castro é a luta pelo desenvolvimento humano sustentável e muitas de suas preocupações e ideais permanecem vivos”, frisou o professor Pedro Israel Cabral de Lima. Para ressaltar a importância do conhecimento científico, salientou para a plateia integrada por professores, mestrandos e doutorandos que há tantos métodos quantos forem os problemas e os investigadores existentes (citando frase de José Carlos Koche, autor de Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Prática da Pesquisa e lembrando mais um ensinamento que Josué de Castro deixou aos pesquisadores).

“Josué não se limitou a um único método, buscou ferramentas em diversas áreas, como a Antropologia Social, Geografia, Economia, Genética, Biologia, Epidemiologia. Baseou sua forma de pensar o problema da fome na interação entre diversas ciências”, disse Pedro Israel. Em mais uma associação de sua palestra com a Pós-Graduação em Nutrição da UFSC, elogiou o objetivo do programa e suas linhas de pesquisa (veja abaixo), atuais e relevantes diante da complexidade e da responsabilidade para formação de profissionais da área de nutrição e alimentação.

O palestrante destacou também a importância da UFSC contar com seis grupos de pesquisa nesse campo (abaixo) e mostrou admiração pelo trabalho de relevância acadêmica e com interface social dos projetos de extensão.

O professor lembrou que, mesmo com alguns números estagnados na América Latina, a fome no mundo ainda preocupa (são 71 milhões de pessoas em insegurança alimentar no Brasil). “Para o profissional da área, é um desafio entender a cultura alimentar de cada região, as dietas básicas, as influências, as dificuldades no controle do sobrepeso e das doenças decorrentes da má alimentação”, salientou.

A partir de pesquisas, lembrou de questões preocupantes, como a preferência entre adolescentes por biscoitos, salsichas, sanduíches, salgados. E a “dieta de risco” de adultos, caracterizada pelo baixo consumo de frutas e verduras, alto consumo de gorduras saturadas.

Com fotografias de décadas atrás e atuais, o professor Pedro Israel Cabral de Lima ilustrou o problema da alimentação inadequada com a mudança no corpo da população de Olinda – em 1947 as fotos registram perfis longilíneos, em 2012, homens e mulheres com excesso de peso. “Parecem figuras de Botero”, preocupa-se o professor, citando o famoso pintor e escultor colombiano que se destacou com figuras de contornos arredondados.

Além de abordar a má alimentação, Pedro Israel Cabral falou da “Fome Oculta”, problema caracterizado pela carência de micronutrientes como o ferro (estudos mostram índices preocupantes de anemia em crianças), de vitamina A (cuja carência pode provocar problemas na visão) e de B1 (com diagnóstico recente de diversos casos de Beribéri no Brasil, doença que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias).

Fazendo história

Rossana Proença: “Lutamos cinco anos junto à Capes para montar o programa”

“Esse momento é a realização de um sonho que começou em 1997, quando um grupo de oito professores estruturou o projeto da Pós-Graduação em Nutrição da UFSC”, lembrou no início do encontro a coordenadora do programa, professora Rossana Proença. “Lutamos cinco anos junto à Capes para montar o programa, que foi aprovado no final de 2001 e começou em 2002. No começo eram oito alunos”, resgatou Rossana.

Atualmente a Pós-Graduação em Nutrição da UFSC tem 20 professores (em breve serão 24 credenciados), 53 alunos no mestrado e 10 iniciando o doutorado. São 36 bolsistas, 102 mestrandos já se formaram e serão outras 23 defesas de mestrado até julho. Entre os profissionais formados, 86% têm publicações com o programa e 70% estão em atividade docente.

“Os números refletem o que estamos fazendo para atender os critérios que nos avaliam. Nosso conceito na Capes passou de 3 para 4 e hoje nosso Departamento atua em todos o níveis, da graduação ao doutorado, como somente outros oito no país fazem”, disse Rossana, registrando também como conquista a criação da área de Nutrição na Capes.

“Os doutorandos chegam para compartilhar esse sonho conosco. Agora a consolidação do doutorado, da produção científica, de laboratórios e a internacionalização são novos desafios”, comemorou a coordenadora.

Mais informações: http://ppgn.ufsc.br / posnutricao@ccs.ufsc.br / (48) 3721-5138

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC:
– CECANE/SC (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Estado de Santa Catarina)
– Grupo de Pesquisa em Comportamento e Consumo Alimentar
– Grupo em Nutrição Clínica e Aplicada
– Grupo Nutrição e Saúde
– NEPNE (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Nutrição Experimental)
– NUPPRE (Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições)

 Linhas de Pesquisa:
– Diagnóstico e intervenção nutricional em coletividades
– Estudo dietético e bioquímico relacionado com o estado nutricional
– Nutrição em produção de refeições e comportamento alimentar

Objetivo:
O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC é a formação de pesquisadores inovadores, resolutivos e geradores de conhecimento em uma área interdisciplinar envolvendo a interface Alimentação, Nutrição e Saúde. A formação acadêmica tem ênfase na construção, desenvolvimento e disseminação de conhecimentos científicos, preparando profissionais qualificados para o Ensino Superior e para a pesquisa neste campo do conhecimento.

 

Tags: nutriçãopós-graduaçãoUFSC