Conferência traz especialistas mundiais em alvenaria estrutural para o Brasil

21/03/2012 10:10

Barry Haseltnine (um dos responsáveis pela norma de alvenaria estrutural do Mercado Comum Europeu), Gregg Borchelt (presidente da Associação da Indústria de Blocos Estruturais dos Estados Unidos), Adrian Page (University of Newcastle, Australia), Robert Drysdale (McMaster University, Canadá), Richard Klingner (University of Texas, Estados Unidos), Jason Ingham (The University of Auckland, Nova Zelândia), Nigel Shrive (University of Calgary, Canadá) e Paulo Lourenço (Universidade do Minho, Portugal) estão entre os especialistas que vêm ao Brasil no mês de junho para a 15ª Conferência Internacional de Alvenaria Estrutural. O evento será realizado de 3 a 6 de junho, em Florianópolis (SC).

O engenheiro Barry Haseltnine tem uma vida inteira de experiência como consultor, trabalhando em projetos de muitos edifícios e na elaboração de normas. Teve papel fundamental na retomada do uso de estruturas de alvenaria pela indústria da construção ao propor testes com explosões induzidas de gás, depois do acidente de Ronan Point. A torre de 22 andares, localizada em Newham, leste de Londres (Inglaterra), sofreu um colapso parcial a partir de uma explosão. Os testes mostraram que a alvenaria era muito mais forte do se esperava. A partir dos resultados, Barry participou da formulação de regras para evitar o colapso progressivo de edifícios, integrou diversos comitês e se tornou presidente do comitê para normalização da alvenaria estrutural.

Outro conferencista, o professor Richard Klingner, da University of Texas (EUA), tem como área de especialização a engenharia estrutural, com ênfase na investigação analítica e experimental da resposta de estruturas à ação de terremotos. Possui papel de liderança nas atividades de muitas comissões técnicas dos Estados Unidos e outros países, incluindo o American Concrete Institute e a Sociedade Americana de Testes e Materiais.

Entre os pesquisadores brasileiros que participam do encontro está o professor Márcio Corrêa, do Departamento de Engenharia Estrutural da Escola de Engenharia de São Carlos. Seus objetos de pesquisa são edifícios altos, alvenaria, reforço, análise numérica e experimental de concreto. Corrêa participou das comissões mistas para rever as normas brasileiras de concreto e alvenaria, sendo o coordenador da comissão de elaboração da Norma Brasileira de Alvenaria Estrutural em Blocos Cerâmicos. Participou também da elaboração da Norma de Projeto de Alvenaria Estrutural em Bloco de Concreto.

“O evento é uma oportunidade única para que profissionais da construção e acadêmicos do Brasil possam interagir com as maiores autoridades do mundo em alvenaria estrutural e tirar partido da experiência que podem transmitir sobre os projetos, as construções e as pesquisas nesta área tão importante da construção”, avalia o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSC Humberto Ramos Roman, que compartilha a coordenação da Conferência Internacional de Alvenaria Estrutural com o professor Guilherme Aris Parsekian, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Racionalização, produtividade e qualidade

De acordo com Roman, a alvenaria estrutural pode ser empregada em prédios de vários pavimentos e devido a vantagens como flexibilidade, economia, valor estético e velocidade tornou-se uma tecnologia de construção largamente empregada no mundo. “A grande vantagem é a possibilidade de incorporar facilmente conceitos de racionalização, produtividade e qualidade, produzindo construções com bom desempenho tecnológico aliado a baixo custo”, explica.

Empregado desde a antiguidade, o processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como estrutura de suporte continua atual e impõe desafios para a indústria da construção. No Brasil, milhões de unidades residenciais em alvenaria estrutural foram erguidas na última década. Importantes edifícios históricos, patrimônio da humanidade, dependem de restauração e reabilitação.

Nos últimos 30 anos, a partir de extensos trabalhos de pesquisa, da imaginação de projetistas e de grande melhoria da qualidade dos materiais, a alvenaria estrutural conquistou maiores e mais visíveis avanços do que qualquer outra forma de estrutura usada na construção civil. “Em consequência disso, pode-se afirmar, com segurança, que a alvenaria estrutural é o mais econômico e moderno método de construção. Em países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Estados Unidos é o mais utilizado e de maior aceitação pelo usuário”, contextualiza o pesquisador.

No Brasil, a técnica de cálculo e execução em alvenaria estrutural é relativamente recente (do final dos anos 60) e pouco conhecida da maioria dos profissionais da Engenharia Civil. Mas a abertura de novas fábricas de materiais e o surgimento de grupos de pesquisa tem feito com que mais construtores utilizem o sistema. “Esperamos que os participantes possam passar a aplicar em seus empreendimentos e em suas pesquisas pelo menos parte do conhecimento adquirido durante o congresso”, complementa Roman.

Agenda científica e técnica
Foram recebidos para o congresso mais de 160 artigos técnicos de cerca de 30 países, que terão apresentações entre os dias 4 e 6 de junho. A expectativa de participação é de cerca de 350 conferencistas brasileiros e 300 estrangeiros. Além de conferências e apresentação de trabalhos, a agenda prevê palestras técnicas e minicursos internacionais sobre tópicos especiais em alvenaria.

Dia do Construtor
Para o domingo 3 de junho, está sendo organizado o Dia do Construtor. O pré-evento tem a finalidade de discutir de maneira prática a construção em alvenaria estrutural no Brasil e no mundo. Serão sessões técnico-científicas de pesquisadores e membros da indústria da construção. A agenda é direcionada a projetistas, produtores de materiais e componentes para a construção e construtores.

Organização

Estão à frente da organização da 15ª Conferência Internacional de Alvenaria Estrutural a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e das instituições internacionais Universidade do Minho (Portugal), University of Calgary (Canadá) e University of Newcastle (Austrália).

Mais informação no site http://www.15ibmac.com/home/, com os coordenadores do evento Guilherme Aris Parsekian (parsekian.ufscar@gmail.com) e Humberto Roman (humberto@ecv.ufsc.br)

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais

Principais vantagens da alvenaria estrutural:

– possibilidade de obtenção de maior economia do que a de prédios estruturados;
– redução no uso de madeira para formas e na mão-de-obra em carpintaria;
– menor uso de concreto, de ferragem e de mão-de-obra de ferreiro;
– simplificação nas instalações, evitando rasgos nas paredes;
– menor espessura de revestimentos;
– facilidade de encontrar ou de treinar mão-de-obra qualificada;
– adaptação fácil à grande variedade de usos funcionais;
– facilidade maior de detalhamento de projetos;
– maior rapidez e facilidade de construção;
– menor número de equipes ou de subcontratados de trabalho;
– extrema facilidade de supervisão da obra;
– ótima resistência ao fogo;
– ótimas características de isolamento térmico e acústico;
– grande flexibilidade arquitetônica pelas pequenas dimensões do bloco;
– possibilidade de detalhamentos estéticos bastante atraentes;
– grandes possibilidades arquitetônicas e estruturais.

Tags: alvenaria EstruturalUFSC