“Sonho de uma noite de verão” terá apresentação única no domingo

22/03/2012 12:32

Foto: Larissa Nowak

A apresentação ao ar livre da fábula mais assistida de Shakespeare encantou adultos e crianças na chegada de verão e está de volta para uma apresentação única e gratuita no encerramento da Maratona Cultural. No domingo, dia 25, o Grupo Sonho, formado por profissionais recém-formados do Curso de Artes Cênicas da UFSC, levará novamente ao Bosque do CFH, atrás do Planetário da UFSC, a peça “Sonho de uma Noite de Verão”. Dirigida por Márcio Cabral, a montagem é realizada pela primeira vez no Brasil nesse tipo de cenário. O espetáculo inicia às 18 horas, quando o sol se põe, convidando o público a entrar no mundo de elfos, fadas, artesãos e nobresque compõem essa comédia onírica em celebração ao amor, à imaginação e ao sonho.

O teatro faz parte do Projeto Shakespeare no Bosque, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Curso de Artes Cênicas. Inspirada no projeto Shakespeare no Park de Nova York, a iniciativa tem como objetivo levar clássicos da dramaturgia e da literatura para cenários livres que se integrem aos textos, explica a secretária Maria de Lourdes Borges. Para anova apresentação, o diretor Márcio Cabral fez algumas mudanças, como o incremento das luzes e recursos técnicos que ajudam a dar o efeito mágico aos palcos montados no meio da floresta.

Mais fadas do que na estreia, na chegada do verão em dezembro do ano passado, vão ajudar a conduzir o público pelos caminhos e a posicioná-lo nos diferentes cenários desse teatro itinerante. Com 25 atores, o elenco também ganhou novas adesões, mantendo os alunos que se formaram no final do ano e agregando outros. Por causa do horário de verão, o horário da apresentação também foi atrasado em uma hora, para coincidir com o pôr do sol. “O público chega ao bosque quando está claro e não percebe que anoitece. Quando nem espera já está imerso no sonho”, explica o diretor.

Adaptada para o público infanto-juvenil e para o teatro itinerante por Vera Lúcia Ferreira, a peça teve uma repercussão surpreendente. Durante três dias de apresentações foi vista por mais de 700 pessoas. “Nos dias seguintes os comentários nas redes sociais eram muito entusiasmados; muitos elogios e fotos circularam com elogios do tipo: maravilhoso, inesquecível, quero ver novamente, quem não foi perdeu”,conta Cabral. Essa repercussão reforça, segundo ele, sua crença de que o público da cidade esta ávido por produções artísticas inusitadas como essa. “Acredito que o formato da peça, voltada a todas as idades, tornou-a um acontecimento teatral para as famílias”.

Motivados por esse sucesso, o Grupo pretende durante este ano dar continuidade ao projeto de revitalização do bosque da UFSC, realizando mais peças nesse lugar de mistério e natureza, com o mesmo formato voltado à família e à comunidade. Além de Shakespeare, outros clássicos do teatro serão encenados na floresta com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e principalmente do Departamento de Artes Cênicas. “Queremos fazer com que a arte gerada dentro da UFSC contemple toda a comunidade e não apenas o mundo acadêmico”, o diretor.

TELEFONES PARA CONTATO:

(48) 32445027 – Falar com Vera

(48) 99132924 / 33047940 – Falar com Maria Luiza

(48) 96273777 – Rodrigo Carrazoni

(48) 3371-1733 e  9650-6190 – Márcio Cabral (diretor geral)

TEXTO E DIVULGAÇÃO:

Raquel Wandelli

Jornalista na SeCArte/UFSC  Imagens:

Fones: 37218729 e 99110524

raquelwandelli@yahoo.com.br

www.secarte.ufsc.br
Imagens: www.flickr.com/photos/artescenicasufsc/sets/72157629134533330

Tags: fábulaShakespearesonhoUFSC