Matrículas abertas para cursos gratuitos de Matemática, Cálculo e Física

07/02/2012 15:48

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC está com inscrições abertas até o dia 21 de fevereiro para três cursos: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo I e Introdução à Física I. Com duração de uma semana, os cursos são gratuitos e voltados tanto para calouros quanto veteranos, professores, técnico-administrativos, pós-graduandos da UFSC e membros da comunidade que tenham interesse na formação básica em matemática e física.

São cinco aulas de três horas de duração, que irão acontecer entre os dias 27 de fevereiro a 2 de março de 2012. O estudante pode optar por turmas nos turnos da manhã, tarde ou noite. As aulas serão ministradas no Centro Tecnológico da UFSC, no Campus da Trindade, Florianópolis.

Serão oferecidas quatro turmas de Matemática Básica, duas turmas de Introdução à Física I e duas turmas de Introdução ao Cálculo I. São 60 vagas em cada turma. Os organizadores destinam 60% das vagas para alunos da UFSC, 30% para candidatos do vestibular 2012 na lista de espera (aguardando vaga) e 10% para a comunidade. Os cursos serão ministrados por bolsistas REUNI, CAPES e CNPq de Mestrado e Doutorado em Física, sob supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.

A formação em matemática básica é de interesse crescente da maioria da população. Ao mesmo tempo são preocupantes os níveis de dificuldade dos candidatos do vestibular da UFSC e o alto índice de repetência daqueles que cursam as disciplinas de Cálculo I e Física I. Esses cursos exigem muita dedicação no estudo do conteúdo após as aulas, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio. O objetivo do curso é colaborar com a formação geral em matemática básica e com a redução dos índices de repetência.

Os cursos são registrados como extensão e dão direito a certificado para aqueles que tiverem presença mínima de 80% das aulas. As apostilas serão disponibilizadas em formato pdf na página do Programa de Pós-Graduação em Física (http://pgfsc.paginas.ufsc.br/<http://pgfsc.paginas.ufsc.br/>) a partir do dia 24 de fevereiro.

:: Saiba mais

Conteúdo de cada curso:

– Matemática Básica: frações, potenciação, radiciação, equações, sistema de equações, gráficos, funções (domínio, imagem, tipos de funções, composta, inversa), trigonometria,
– Introdução ao Cálculo I: funções (conceito, domínio, imagem, gráfico, tipos de funções, operações com funções, exponencial, logarítmica, composta, inversa), limites de funções (laterais, indeterminações, no infinito, infinito, limites fundamentais, continuidade).
– Introdução à Física I: cinemática em uma e duas dimensões, Leis de Newton da Mecânica e suas aplicações conteúdo

Horários:

Manhãs (9-12h)
Introdução à Física I (CTC 202),
Introdução ao Cálculo I (CTC 203) ,
Matemática Básica (CTC 204).

Tardes (14-17h)
Introdução ao Cálculo I (CTC 203),
Matemática Básica – turma 1 (CTC 202),
Matemática Básica – turma 2 (CTC 204) .

Noites (19-22h)
Introdução à Física I (CTC 202)
Matemática Básica (CTC 203)

Como se inscrever

Para se inscrever nos cursos, envie até o dia 21 de fevereiro de 2012 uma mensagem para ufsc.fisica@gmail.com, aos cuidados de Diego Zanellato, com o arquivo excel anexado, preenchido com as seguintes informações:

– Nome completo;
– Situação (calouro de 2012, veterano, lista de espera vestibular 2012, comunidade);
– Curso (se tiver);
– Número de matrícula ou de inscrição no vestibular;
– Fase em que se encontra do curso;
– Email mais utilizado;
– Curso de Verão Pretendido (1a opção): curso e o turno (matutino, vespertino ou noturno);
– Curso de Verão Pretendido (2a opção): curso e o turno (matutino, vespertino ou noturno);

A divulgação da lista dos alunos selecionados para cada curso/turno será feita em 23 de fevereiro na pagina do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC: http://pgfsc.paginas.ufsc.br/

Quem não comparecer ao primeiro dia de aula do curso perderá a vaga e serão chamados inscritos da lista de espera.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

Tags: cálculo 1 e física básicamatemática básicapós-graduação físicaUFSC