Agendamento das visitas ao Parque Viva a Ciência começa no dia 15 de fevereiro

10/02/2012 10:27

Estudante no brinquedo Gira gira do Parque Viva a Ciência da UFSC

Começa no dia 15 de fevereiro o agendamento das visitas ao Parque Viva a Ciência e ao Planetário da UFSC para os meses de março, abril e maio. As reservas devem ser feitas pelo telefone (48) 3721-9241. Com início previsto para 8 de março, as atividades são destinadas a diferentes públicos: estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, estudantes universitários e grupos da terceira idade. São duas horas de programação: uma no Planetário e outra no Parque Viva Ciência.

A sessão no Planetário começa com a projeção de um programa sobre astronomia. Depois os alunos participam de uma aula com explicações sobre o céu e os eventos astronômicos que estão acontecendo no período, tais como as constelações visíveis, eclipses ou passagem de cometas. Fundado em 1971, o Planetário da UFSC é o único de Santa Catarina e recebe anualmente mais de 15 mil visitas.

O Parque Viva a Ciência explica vários conceitos da Física por meio de atividades lúdicas. Em destaque estão os brinquedos gigantes: gangorras, balanços, mangueiras, gira gira, parabólicas, bicicleta suspensa, tubos sonoros, foguete e cadeiras auto-elevatórias. Veja a descrição dos brinquedos: http://www.vivaciencia.ufsc.br/docsite/paineis-rev.pdf

Diariamente acontecem quatro sessões: às 9h, 10h, 14h30min e às 15h30min. Cada escola pode marcar quatro horários por agendamento, com no máximo 38 pessoas por sessão. Os ingressos custam R$1,50 para estudantes de escolas públicas e R$3,00 para estudantes de escolas particulares. Professores não pagam.

Além das visitas agendadas, outra opção é participar da sessões de planetário abertas à comunidade, que são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras pontualmente às 18 horas. Recomenda-se chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência para garantir uma vaga.

Os próximos agendamentos para visitas ao Parque e ao Planetário já têm data marcada:
16/05 – para visitas em junho, julho e agosto
15/08 – para visitas em setembro até dezembro

Mais informações:
Secretaria do Planetário: (48) 3721-4133

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

Tags: parque viva a ciênciaPlanetário UFSCUFSC