UFSC recebe colóquio sobre psicossociologia e sociologia clínica

16/01/2012 15:05

Acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro no campus da UFSC o “I Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Florianópolis”,  que terá como tema o mundo do trabalho e irá reunir pesquisadores brasileiros, franceses e canadenses. A conferência de abertura será ministrada pelo professor Vincent de Gaulejac, da Universidade Paris-Diderot, Paris 7, e tratará dos riscos psicossociais no trabalho, entre a violência e o sofrimento. O evento discutirá também o trabalho doméstico, a situação do trabalho feminino, trabalho e ócio e ações possíveis diante do sofrimento no trabalho, entre outros temas.

Além de Gaulejac, o Colóquio traz ao Brasil os pesquisadores franceses Eugène Enriquez,  da Universidade Paris VII, Ginette Francequin, do Instituto Nacional de Estudo do Trabalho e Orientação Profissional  (INETOP) e Christophe Niewiadomski, da Universidade de Lille 3. Do Canadá vem o professor Jacques Rhéaume, da Universidade do Québec.  As inscrições para o Colóquio devem ser feitas no site: http://www.oceanoeventos.com.br/psicossociologia/

Na sequencia do colóquio acontecerão os Seminários de Implicação e de Pesquisa “Histórias de Vida”, nos dias 29/02 e 01/03. As atividades serão coordenadas pelos professores franceses e terão como temas a aposentadoria, as trajetórias socioprofissional, saúde e sofrimento no trabalho. As inscrições para os seminários devem ser feitas no local.

Os interessados têm até o dia 23/01 para submeter trabalhos científicos. Serão selecionados pôsteres sobre relatos de pesquisas, casos e experiências nos diversos campos da Psicossociologia e Sociologia Clínica.

O evento é organizado pelo Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP), pelo Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS), pelo departamento de Psicologia da UFSC, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e Carreira, e tem apoio da UFSC e do CNPq.

 

Serviço:

O quê:
– I Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Florianópolis e
– Seminários de Implicação e de Pesquisa “Histórias de Vida”

Quando:
27/02 a 01/03

Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Campus Universitário – Trindade – CEP 88.040-970
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Programação completa do Colóquio e dos Seminários:
http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/_programacao/76.pdf

Informações e inscrições pelo site:
http://www.oceanoeventos.com.br/psicossociologia/

E-mail:
coloquio2012@gmail.com

Tags: colóquioLIOPNETCOSpsicossociologiasociologia clínicaUFSC