Pintura do Mural do Departamento de Administração integra o Mercosul

17/01/2012 16:03

Podestá, Patrícia, Digo e Maria de Lourdes

Digo Daqui/ Patrícia Dali : Visando criar uma arte de integração Brasil-Argentina em um espaço de fácil acesso ao público, especialmente na universidade – universo que abrange diferentes ideias e visões – o mural do Departamento de Administração Escolar ( DAE) será pintado por dois artistas plásticos: a argentina Patrícia Di Loreto e o brasileiro Digo Tertschitsch. A proposta do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretária de Cultura e Arte e do DAE é integrar Buenos Aires e Florianópolis no circuito cultural do Mercosul em 2012, construindo uma proposta de apresentar a arte democraticamente em paredes de prédios públicos.

O Mural, com cerca de 6X5 metros, será pintado com tinta látex, utilizando a técnica figurativa, respeitando e integrando as características dos dois artistas.

Outras Informações: Zeca Pires (zknunespires@gmail.com)
Contato dos artistas:  Patricia Di Loreto: patidiloreto@hotmail.com/ Digo Tertschitsch : rejvarela@hotmail.com

Fotos do mural: Nilson So

Por Alita Diana/jornalista da Agecom com informações de Zeca Pires

Currículo de Rodrigo da Gama d`Eça Tertschitsch

Nnascido em Florianópolis em 21/2/63,  é conhecido no mundo artístico como “Digo Tertschitsch”. Artista nato, aos 4 anos de idade já dava as primeiras pinceladas em meio brinquedos e travessuras, única atividade a qual, segundo seus familiares, o mantinha longe de braços quebrados e curativos. Seus primeiros desenhos foram em pastel oleoso, o que facilitou sua escolha para a pintura a óleo. Pintor acadêmico autodidata, seu estilo é Realista. Suas obras são muito admiradas pela transparência e fidelidade dos traços, principalmente quando se fala de Retratos.Há quem diga os retratos que o artista reproduz, exprimem a alma de seus modelos. Reconhecido em todo o Brasil e no Exterior, Digo Tertschitsch, tem hoje, quadros em Nova York,(EUA) Lisboa( Portugal), Buenos Aires (Argentina),Belize (Caribe), França,Miami  (EUA),todos em acervo particular. No Chile participou da exposição “Ojo Latino” que no ano de 2009 correu a Itália. Participou também do “Arte Solidária”, projeto que correrá o mundo com exposições em 40 embaixadas, onde várias celebridades incluindo nomes como – Felipe Massa, Gean Alesi,o próprio ex-Presidente Lula, Zeca Camargo, Guga Kürten entre outros,participarão de um leilão virtual o qual a renda será destinada para o PNUD (Programa das Nações Unidas). No Brasil seus quadros estão em muitos Estados. Na grande Florianópolis em centenas de acervos particulares, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, no Museu Arqueológico de Alfredo Wagner, no ESCUA, Espaço Cultural de Bom Retiro, na APAE de Florianópolis entre outros locais. Digo sempre se dedicou a arte, embora tenha passado alguns períodos sem fazer exposições. Ele sempre fala que nos períodos onde não está produzindo está observando! A observação do mundo em volta, dos objetos, das pessoas e costumes, é fundamental para a sensibilidade do artista.

Em 1972 Digo foi vencedor do concurso do Símbolo dos 150 anos do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis. Uma de suas primeiras exposições, foi em 1977- Salão CIMO de Artes , uma Coletiva em Florianópolis. Digo também ilustrou em 1983 o livro Grades de Vidro – Autora Catarinense e sua mãe, Circe da Gama d`Eça. No ano de 1984, na Max Stolz Galerie, Digo Tertschitsch, Fernando Lindote e Carla Vendrame realizam uma linda exposição. Mais maduro, em 1991 , faz uma individual na Assembléia Legislativa de SC. No BADESC, em 1993 expôs em Parceria com Eliana Beck;em 1994 no Banco do Brasil – Individual-; em 1996 na Fratelanza Italiana uma Coletiva. No ano de 1997 doa um quadro para o Leilão de Artes da Associação de voluntários do Hospital Infantil. Em 1998 Exposição na OAB – Coletiva; em 1999 Exposição Individual na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Integração ao Mercosul . De 2000 a  2007 , Digo participou de várias ações relacionadas à arte: Simpósio Sul Brasileiro de Alimentação e Nutrição: história,ciência e arte, Digo apresentou duas obras com o tema do simpósio.Participou com outros artistas do Mercado de Arte, de Márcia Cavalcanti. Suas obras ficaram à venda na galeria Helena Fretta.Participou da Casa Cor, convidado pela amiga Renata Régis, com o quadro do Guga para o quarto do rapaz. Em 2008, Digo foi homenageado na Câmara dos Deputados em Brasília, na sessão 097.2.53.0 do dia 13 de maio. Um convite em 2009 para Exposição coletiva no Chile abriu novos horizontes.  Após esta exposição, os quadros foram para a Itália e estão todos catalogados no livro “Ojo Latino”. Sua Participação na Casa Cor Santa Catarina em 2010 no Espaço do Restaurante com o quadro Lúcio Costa, foi um dos mais fotografados da mostra.

Novamente em 2011, Digo participa da Casa Cor Santa Catarina, espaço do Living – da arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo; Sua última exposição em 2011, uma individual na Galeria Helena Fretta – Minimalismo Improvável – mostra  o amadurecimento do artista

Tags: Digo TertschitschMural DAEPatrícia Di Loreto