Colégio de Aplicação será transformado em espaço permanente de arte

02/12/2011 12:25

Lucas Passold, aluno de Arquitetura e Urbanismo, venceu o conurso do Colégio de Aplicação

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) será transformado em espaço de exposição artística permanente em 2012. Na última semana, a direção do CA divulgou o resultado do Concurso de Objeto Estético alusivo aos 50 anos de Colégio de Aplicação. A escultura “Três amigos”, de Lucas Passold, aluno da quinta fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo, foi a escolhida pela comunidade do CA com 333 votos num total de 792. Foram apresentados quatro objetos estéticos (em maquete) que deveriam representar o cinquentenário do colégio, os três primeiros lugares serão construídos em tamanho real. O segundo e terceiro lugar foram, respectivamente, o objeto “O professor”, de Gilberto Ferreira com 188 votos, e “Ampulheta do Saber”, de José Análio de Oliveira Trindade com 176 votos.

“Três amigos” foi o projeto escolhido por representar a história do Colégio de Aplicação.  A escultura terá 2,86m de altura e 3,76m de comprimento. Lucas contou como surgiu a ideia da escultura. “Penso que o colégio se apoia em um tripé: aluno, professor e escola. Tentei unir este conceito fundamental de quando estamos na época de colégio, o da amizade. Por isso, temos três amigos encostados entre si, que juntos se firmam e se sustentam”, explicou.

Escultura em um ambiente público

A principal proposta para o projeto é a possibilidade de interação que os alunos poderão estabelecer com a escultura. Segundo Lucas, a arquitetura é interessante quando interage com as pessoas, como num espaço de troca, a ideia é que os “Três amigos” seja um espaço de confraternização e socialização entre os alunos da escola. “Estamos cheio de esculturas pela cidade, mas que não podem ser tocadas, não podemos deitar sobre elas e nem sentar para ler um livro. Esculturas que dão essa possibilidade são muito mais perceptíveis pelas pessoas”, salientou.

Os objetos serão construídos no próximo ano e ficarão expostos no espaço público da escola. A seleção dos projetos foi feita por uma comissão julgadora, formada por professores de artes do colégio. Os critérios para escolha dos projetos foram devido à criatividade, originalidade, comunicação e viabilidade. Fabíola Cirimbelli, professora de artes plásticas, comentou o significado de manter um espaço de comunicação artística permanente no colégio. “Os alunos congregarão conceitos artísticos e entrarão em contato com obras de arte”, destacou.

Por Ricardo Pessetti / Bolsista de Jornalismo da Agecom

Tags: CAUFSC