Doutoranda da UFSC é selecionada para Conferência Internacional na Turquia

17/11/2011 15:51

A 3ª  Conferência Internacional para a Melhoria do Uso de Medicamento está sendo realizada em Antalya, Turquia, desde o dia 14 e termina nesta sexta, dia 18 de novembro. A ICIUM 2011 visa a moldar recomendações baseadas em evidências políticas e indicar uma agenda de pesquisas futuras. A conferência é limitada a 600 pessoas, entre pesquisadores, gestores do setor saúde e formuladores de políticas públicas. São apenas 13 participantes brasileiros, sendo um deles a doutoranda Alexandra Boing, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC.

Dos brasileiros, três (um pesquisador da ENSP/Fio Cruz, um da UFG e a doutoranda Alexandra Boing, da UFSC) receberam financiamento da ICIUM para participar da conferência em virtude da realização de pesquisas importantes com populações vulneráveis. A pesquisa desenvolvida na UFSC ocorreu em um estudo de base populacional (chamado Epifloripa e conduzido no âmbito no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com 1720 adultos residentes em Florianópolis.

A parte apresentada no congresso na Turquia objetivou verificar as desigualdades de gênero nos gastos e no comprometimento de renda na compra de medicamentos. A pesquisa identificou diferença estatisticamente significativa entre homens e mulheres independente de idade, cor/raça e renda, sendo os piores resultados para mulheres (esse grupo gasta mais e compromete mais sua renda para comprar medicamentos). Esse resultado indica a necessidade de gestores e formuladores de políticas públicas priorizarem estratégias para acesso, política de preços, incentivo ao uso de medicamentos genéricos e melhor estrutura da assistência farmacêutica para diminuir os gastos com medicamentos neste grupo.

Os três pesquisadores brasileiros são responsáveis pela disseminação das recomendações da conferência no país sobre mudanças de políticas e agenda de pesquisa emergente em diferentes níveis do sistema de saúde no mundo. Durante os próximos meses a doutoranda da UFSC Alexandra Boing realizará palestras e reuniões sobre os principais apontamentos da conferência para melhoria do uso de medicamentos.

Fonte: Alexandra Crispim Boing – alecrispim@yahoo.com.br

Tags: ICIUM