Políticas de ações afirmativas são debatidas em documentário na TV UFSC

07/10/2011 11:59

A UFSC foi uma das instituições pioneiras no Brasil em adotar as ações afirmativas, os conjuntos de políticas sociais elaborados para proporcionar acesso nos processos seletivos. O documentário “Construção da Igualdade”, estreia da semana no Primeiro Plano, mostra as pessoas que criaram e as que usufruíram essas ações, com atenção para questões de formação acadêmica, dificuldades de ascensão econômica e eficiência do método de seleção pelo vestibular.

“Construção da Igualdade” foi apresentado no primeiro semestre de 2011 como Trabalho de Conclusão de José Francisco Monteiro Júnior no Curso de Jornalismo. A estreia é quarta-feira às 22h, com horários alternativos na quinta-feira à meia-noite e sexta-feira às 22h.

A Sessão de Cinema exibe “Encouraçado Potemkin”, realizado pelo russo Sergei Eisenstein em 1925. O filme também foi pensado como peça de propaganda ideológica da Revolução Comunista de 1917, mas sua força como obra audiovisual vai muito além do caráter político. A sequência do carrinho de bebê na escadaria é uma das mais famosas do cinema e inspirou várias paródias e homenagens. A mais conhecida está em “Os Intocáveis” (1987), de Brian De Palma.

Eisenstein conta a história de um levante de marujos ocorrido em 1905 no navio de guerra que dá nome ao filme. Era considerado um símbolo das más condições em que viviam os trabalhadores impostas pelo governo do czar Nicolau II. Estreia terça-feira às 21h, com os horários alternativos na quarta-feira, à meia-noite, e sexta às 14h.

No Justiça do Trabalho na TV, o juiz Ricardo Fioreze, da Vara de Trabalho de Encantado, no Rio Grande do Sul, discute como é possível avaliar a qualidade de um serviço prestado na gestão de administração de varas de trabalho. Estreia quinta-feira às 22h; a outra exibição é sexta-feira à meia-noite.

O destaque da semana no UFSC Entrevista é a mestre em Nutrição Vanessa Mello Rodrigues. Ela fala sobre a influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças e como os estudantes das escolas públicas e particulares de Florianópolis gastam seu dinheiro. A entrevista vai ao ar na segunda-feira às 22h, terça-feira à meia-noite, quarta-feira às 12h, sexta-feira às 23h30min e sábado à meia-noite.

Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis e veja a programação completa no site www.tv.ufsc.br/grade. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.

Por Fábio Bianchini/Jornalista da TV UFSC

Tags: TV UFSC