Medicina Veterinária e Meteorologia são os novos cursos da UFSC

06/10/2011 14:33

O edital para o vestibular 2012 da Universidade Federal de Santa Catarina lançou dois novos cursos: Medicina Veterinária, no campus de Curitibanos, e Meteorologia, em Florianópolis. Criadas com o objetivo de atender à demanda do Estado, as duas graduações vão abrir 70 vagas.

Novo curso de Medicina Veterinária será ministrado na campus de Curitibanos - Foto: Paulo Noronha/Agecom

Medicina Veterinária

Aprovada em junho deste ano, a criação do curso de Medicina Veterinária foi idealizada com base no perfil agropecuário e agrário do mercado de trabalho do Planalto Serrano e Meio Oeste de Santa Catarina. O curso visa também suprir a carência de vagas das outras três universidades públicas do Estado. Só a UDESC, campus de Lages, oferece 80 vagas anuais com uma média de 20 candidatos por vaga num universo de 1600 inscritos. No início, o curso da UFSC vai oferecer 40 vagas, pretendendo aumentar para 80 entradas no próximo ano. Ele vai ser composto de 10 fases integrais distribuídas em cinco anos, sendo nove fases de aulas teórico-práticas e uma de estágio obrigatório.

A graduação vai fornecer conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias, no que se refere à produção de alimentos e animais e saúde animal. Os alunos formados vão estar aptos para exercer atividades como: clínica e cirurgia veterinária; produção zootécnica; regência de cadeiras ou disciplinas Médico-Veterinárias; direção de seções e laboratórios; perícias técnicas, com ênfase em defesa sanitária e produção de alimentos de origem animal; gestão junto às pequenas, médias e grandes empresas ou propriedades rurais e a saúde pública. Os estudantes também serão capacitados para trabalhar com estudos da biologia molecular, animais transgênicos e terapia gênica com uso de células-tronco.

Segundo o coordenador provisório do curso, Valério Marques Portela, a universidade pretende construir um Hospital Veterinário. O Campus Curitibanos conta com uma área experimental de 24,2 ha para a criação de suínos, aves, bovinos de leite e corte, e plantação de gramíneas cultivadas. Essas instalações vão ser otimizadas com o início da graduação.

Meteorologia

O curso de Meteorologia, elaborado em 2010, também é voltado para as características de Santa Catarina, principalmente nos setores de agricultura e segurança. A

Curso de Meteorologia será ministrado no departamento de física - Foto Brenda Thomé / Agecom

universidade vai oferecer 30 vagas, começando no primeiro semestre de 2012 sob coordenação temporária do professor José Ricardo Marinelli. A graduação vai ser composta de oito fases distribuídas em quatro anos com aulas ministradas no Departamento de Física.

Este é o primeiro curso superior público de meteorologia em Santa Catarina, que oferecia somente  o curso técnico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Desde 2005, depois do furacão Catarina, houve muitas solicitações para que a UFSC formasse profissionais nessa área, podendo auxiliar a Secretaria da Defesa Civil em eventos severos e desastres como enchentes e escorregamentos. “Aqui é um lugar de muitos eventos meteorológicos. Tem neve, tornados, neblina, ressacas, etc. Então é importante que o Estado tenha profissionais que olhem para o futuro, que é o caso dos meteorologistas”, diz o professor do Departamento de Física, Renato Ramos.

Os alunos formados vão poder atuar em áreas como: previsão do tempo, ventos, insolação, geração de energia, economia verde, poluição atmosférica, agricultura (agrometeorologia), turismo, meteorologia aeronáutica, saúde (propagação de mosquitos, umidade, mofo, alergias) e transportes.

Mais informações:

Campus Curitibanos