UFSC é tricampeã no Desafio Solar Brasil 2011

31/10/2011 15:35

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou pela terceira vez consecutiva o Desafio Solar Brasil, rali de barcos movidos à energia solar, ocorrido entre os dias 25 e 29 de outubro, em Paraty, no Rio de Janeiro. Nesta etapa, a equipe venceu tanto na categoria Monocasco, com o barco Guarapuvu, quanto na dos Catamarãs, com o Vento Sul. Pela primeira vez, a UFSC participou da competição com dois barcos.

No Desafio Solar Brasil (DSB) participam equipes de várias regiões do país, vinculadas a diferentes instituições de ensino. Inspirado no Dong Energy Solar Challenge, competição mundial realizada a cada dois anos na Holanda, o DSB foi realizado primeiramente pelo Polo Náutico da UFRJ em Paraty há dois anos. Em fevereiro de 2011, realizou-se a primeira edição da competição em Florianópolis, organizada pela Equipe Vento Sul de barcos solares da UFSC, em parceria com o Polo Náutico. São oito dias de atividades, entre inspeção técnica, apresentação de projeto, day off e rali.

A equipe

Com o objetivo de desenvolver embarcações movidas à energia solar fotovoltaica, a equipe é composta por um grupo multidisciplinar de alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tricampeã do Desafio Solar Brasil (DSB), maior rali de barcos solares do país, e melhores participantes não-europeus do Frisian Solar – atual DONG Energy Solar Challenge – 2010, o mais importante campeonato mundial. Atualmente 30 estudantes integram a equipe, sob a coordenação do professor Orestes Alarcon, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica. O trabalho é dividido em diretorias (Mecânica-Naval, Elétrica, Logística, Marketing, Assessoria de Comunicação e Organização DSB Florianópolis), cada uma delas sob responsabilidade de um diretor, e todos são gerenciados pelo coordenador geral.

Outras informações pelos endereços http://www.barcosolar.ufsc.br/blog/ e http://desafiosolar.wordpress.com/.

Por Margareth Rossi/Jornalista da Agecom

Tags: Desafio Solar Brasil 2011GuarapuvuUFSCvento Sul