LabEEE é o homenageado do Prêmio PINI 2011

18/10/2011 15:20

O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE)/UFSC recebeu no dia 13 de outubro a homenagem “Iniciativa Setorial de Destaque de 2011”, concedida pelo Grupo PINI, a principal editora brasileira no mercado de construção civil.  Entre os projetos do LabEEE que chamaram atenção do Grupo estão a etiquetagem, que é um sistema que classifica os imóveis de acordo com seu nível de eficiência energética, ajudando o consumidor na hora da compra.

Entrega da Homenagem do Grupo PINI ao LabEEE

Entrega da Homenagem do Grupo PINI ao LabEEE: Deivis Marinoski (pós-doutorando no laboratório), Prof. Roberto Lamberts (coordenador geral do LabEEE), Reitor Prof. Álvaro Prata, Ademir Pautasso Nunes (presidente do Grupo PINI), Eric Cozza (diretor de redação do Grupo PINI) e Enedir Ghisi (professor do LabEEE).

“O Grupo PINI vem acompanhando ao longo do tempo o trabalho relevante desenvolvido pelo LabEEE. Ao destacar iniciativas como essa, buscamos estimular a criação de outros grupos de pesquisas”, explica Eric Cozza, diretor de redação do Grupo PINI. Cozza e o diretor geral do grupo, Ademir Pautasso Nunes, estiveram em audiência com o reitor, professor Álvaro Prata, para entregar a homenagem ao coordenador do LabEEE, professor Roberto Lamberts.

O LabEEE foi criado em 1996 e está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Construção do Departamento de Engenharia Civil da UFSC. Seu projeto de etiquetagem tornou-se referência nacional e será ampliado, com apoio do Ministério de Minas e Energia, com a criação do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações, ou CB3E. A nova entidade abarca o LabEEE e o Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas da UFSC e deverá coordenar as iniciativas complementares à etiqueta, como a elaboração de normas para medir as propriedades térmicas e óticas dos materiais da edificação.

Outro projeto do LabEEE é o Simulador de Eficiência Energética de Edificações, ou S3E, uma ferramenta online gratuita que permite calcular os níveis de eficiência energética de novos projetos. O usuário insere dados sobre a localização e o tipo do edifício, sua geometria, aberturas, componentes construtivos, iluminação e condicionamento de ar. Como resultado, recebe o consumo de energia do prédio avaliado, comparado ao consumo aceito em cada nível da etiquetagem. O sistema está em fase de testes, com previsão de lançamento no final de 2011 e pode ser acessado no endereço: http://www.s3e.ufsc.br/

As áreas de pesquisa do laboratório são: Eficiência energética em edificações, Simulação termo-energética de edificações, Energia solar fotovoltaica, Bioclimatologia, Conforto e estresse térmico, Sustentabilidade, Transferência de calor e Uso racional de água e fontes alternativas.

Sobre o Prêmio PINI

Desde 2005, a editora concede o prêmio a iniciativas que se destacam pela relevância e inovação para o mercado de construção civil. O homenageado é escolhido pela redação e pela diretoria da Revista PINI. O Grupo Pini homenageou em anos anteriores o Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), o Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, entre outros.

Texto: Laura Tuyama, jornalista na Agecom / Foto: Paulo Noronha.

Tags: Equipe UFSC de Eficiência Energética