Workshop discute gestão e usos da água na indústria

30/09/2011 16:42
.

.

Florianópolis receberá entre 10 e 11 de novembro empresas nacionais e internacionais no VII Workshop sobre Gestão e Reúso de Água na Indústria. Neste ano, como convidado, um pesquisador da Austrália fará uma palestra sobre o uso da água naquele país, trocando experiências internacionais sobre o assunto. Empresas de grande porte como a Petrobras e a Siemens, entre outras, estarão presentes no workshop que será realizado no Hotel Majestic, com sessão de abertura proferida pelo reitor Alvaro Toubes Prata.

José Carlos Cunha Petrus, chefe do gabinete do reitor, também é presidente da comissão organizadora do evento. Para ele, o evento é referência no país, pois há pouca discussão sobre esse assunto. “O workshop tem o objetivo de ser um fórum para discutir as questões relacionadas à gestão da água nas indústrias. Essa questão engloba fundamentalmente a consciência para o uso racional da água; a questão de mudanças de processos que requeiram menos água; o reúso da água na indústria; e a utilização da água em locais onde é menos nobre, tais como lavagem de chão e de janelas, por exemplo”.

Petrus também explica que regiões como Sul e Sudeste, altamente populosas, já começam a apresentar falta de água. “A questão não é só a falta de água na indústria dessas regiões, mas a falta de água potável para as pessoas”. Ele também reiterou que entre dez e 12 empresas de grande porte com experiência no uso racional da água participarão do evento, trocando conhecimentos sobre a temática.

A programação do workshop envolve apresentação das indústrias na gestão e no tratamento de água para fins de reúso; apresentação de trabalhos de pesquisa selecionados pela comissão científica, sobre a gestão da água na indústria; e discussões sobre o uso racional da água, seu tratamento visando o reúso e sobre a legislação. A programação completa pode ser conferida aqui.

O “VII Workshop sobre Gestão e Reúso de Água na Indústria” é uma realização do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC, com apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Feesc.

Mais informações com o professor José Carlos Cunha Petrus, presidente da comissão organizadora do evento: 3721 -6042.

Por José Fontenele / Bolsista de Jornalismo da Agecom

Tags: água