UFSC convida escolas a programarem visitas a seu “circo da ciência”

29/09/2011 08:20

A Universidade Federal de Santa Catarina convida escolas para programarem com suas turmas visitas à décima Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). O evento será realizado de 19 a 22 de outubro, em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis. A Sepex é uma mostra de centenas de projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos.

O “circo da ciência” da UFSC é montado com uma estrutura de quase cinco mil metros quadrados. É um dos principais eventos de popularização de ciência e tecnologia em Santa Catarina, oferecendo também dezenas de minicursos gratuitos, palestras e atividades artísticas. O encontro é integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Programe-se para visitar a mostra de projetos nos estandes interativos e para participar também das palestras e atividades paralelas.

Não há necesisdade de agendamento para visitas à Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, mas as escolas podem ser recebidas e orientadas na Sepex. Neste caso, o contato deve ser feito pelo e-mail janainasantos@reitoria.ufsc.br

Visitação aos estandes interativos em frente à Reitoria:
De quarta a sexta-feira: 9h às 19h
Sábado: 9h às 13h

Acompanhe a programação:

20 de outubro / 18h30min / Auditório da Reitoria
– Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos / Convidado: Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia.

21 de outubro / 9h / Auditório da Reitoria
– Ano Internacional da Química / Faruk José Nome Aguilera, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados, com sede no Departamento de Química da UFSC.

21 de outubro / 14h30min / Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos
– Desafios da Longevidade / Wilson Jacob Filho, coordenador do Serviço de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP.

21 de outubro / 17h / Auditório da Reitoria
–  Contribuições do Naturalista Fritz Müller para a Ciência / Luiz Fontes, Margherita Barracco e Cezar Zillig

Eventos paralelos:
– 21° Seminário de Iniciação Científica (19, 20 e 21 de outubro, manhã e tarde, Centro de Cultura e Eventos)
– Café Científico (19 de outubro, 14h, Centro de Cultura e Eventos)
– Entrega do Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011 (19 de outubro, 19h, Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos)
– Workshop Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Previsão de Risco (20 de outubro, 9 às 18h, Auditório da Reitoria)
– 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia