Começa sexta no Sul do Estado, maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil

19/09/2011 12:21

A cidade de Sombrio, no sul do Estado, foi escolhida para sediar a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), que acontece esta semana, entre os dias 23 e 25 (de sexta-feira a domingo). Apresentações folclóricas, shows musicais, exposições, mostra de vídeos, lançamentos de livros, oficinas e comida típica estão entre as atrações do evento, que a cada ano acontece num município diferente do litoral de Santa Catarina.

Realizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, em parceria com a Casa da Cultura de Sombrio e prefeitura local, a festa mostrará o que há de mais autêntico e original no folclore, no artesanato, nas danças, na gastronomia e na religiosidade das comunidades em que estão presentes o legado e a cultura de base açoriana no Estado. O Açor é, segundo o coordenador do NEA, Joi Cletison, o maior evento de promoção da cultur açoriana realizado hoje no Brasil.

Sob um grande pavilhão, 34 municípios e instituições vão apresentar e comercializar em estandes culturais o seu artesanato de referência regional açoriana. Um dos pontos altos da programação será a missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, às 9h de domingo, na igreja Santo Antônio, centro de Sombrio, com a participação de seis cantorias e 15 bandeiras do Divino de diferentes municípios litorâneos.

Reunindo uma mostra das danças e cantigas típicas trazidas por grupos das Ilha dos Açores, o 18o. Açor recebe o apoio cultural do Governo dos Açores, Funcultural e governo do Estado. As sedes anteriores do evento foram Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Palhoça e Governador Celso Ramos.

Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereço http://ftp.identidade.ufsc.br/18_ACOR.zip

23/09 – Sexta-feira
18h – Abertura da praça da gastronomia típica de base açoriana
18h30 – Abertura dos estandes culturais, exposições temáticas
19h – Apresentações folclóricas
19h30 – Abertura oficial do 18º AÇOR, com pronunciamentos oficiais
20h30 – Visita das autoridades aos estandes culturais
21h – Apresentações folclóricas
23h45 – Show musical com o grupo Gente da Terra (Florianópolis)
24h – Encerramento das visitas aos estandes culturais e exposições

24/09 – Sábado
10h – Desfile com grupos folclóricos, municípios e instituições que participam da 18ª. Festa da Cultura Açoriana de SC. Local: avenida Getulio Vargas – Sombrio
11h30 – Abertura da praça de alimentação (café açoriano a partir das 8h)
12h – Abertura dos estandes culturais e exposições
12h às 23h30 – Apresentações folclóricas
16h – Lançamentos de livros (pavilhão dos estandes)
23h45 – Show musical com a banda Tarrafa Elétrica (Itajaí)
24h – Encerramento das visitas aos estandes culturais e exposições

25/09 – Domingo
9h – Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo.
Local: igreja Santo Antonio – Centro
11h – Mastro de São Sebastião – Grupo Itapocorói/Penha
11h30 – Abertura da praça de alimentação (café açoriano a partir das 8h)
12h – Abertura dos estandes culturais e exposições
12h às 20h – Apresentações folclóricas
18h – Encerramento das visitas aos estandes culturais

GASTRONOMIA
Comida típica de base açoriana: almoço, jantar e café açoriano e outros
quitutes.
23/09, sexta-feira – Jantar e café açoriano, das 18h às 24h
24/09, sábado – Café açoriano, das 8h às 24 h; almoço e jantar, das 11h30 às 23h
25/09, domingo – Café açoriano, das 8h às 24h; almoço e jantar, das 11h30 às 23h

ESTANDES CULTURAIS
Exposições dos municípios e instituições mostrando as referências da cultura de base açoriana do litoral catarinense (artesanato, utensílios, etc).

Datas e horários de funcionamento
23/09, sexta-feira – das 18h às 24h
24/09, sábado – das 12h às 24h
25/09, domingo – das 12h às 18h

EXPOSIÇÕES
“Açores”, com fotos de Joi Cletison que mostram as várias ilhas do arquipélago açoriano, enfocando arquitetura, costumes e belezas naturais; “Os Açores”, exposição do fotógrafo português Mauricio de Abreu que apresenta imagens das freguesias rurais e tradições culturais no arquipélago dos Açores.
Local: pavilhão do evento, no horário de funcionamento dos estandes.

LANÇAMENTOS DE LIVROS
“Boi de Mamão, Folguedo Folclórico da Ilha de Santa Catarina”, de Nereu do
Vale Pereira; “Cultura Açoriana – Identidade do Povo Gancheiro”, Secretaria de Educação de Governador Celso Ramos, trabalho produzido durante a realização do 17 º AÇOR; “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina”, de Joel Pacheco.
Dia 24, sábado, às 16h, no palco do Pavilhão dos Estandes.

OFICINAS
O projeto Saber Fazer tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a auto-estima desses habitantes, reafirmando o indivíduo e a coletividade. No AÇOR haverá mostra da produção da renda de crivo, tecelagem, cerâmica figurativa, cestaria e renda de bilro. Em vários estandes das instituições participantes os artesãos vão exibir suas técnicas de produção e também comercializar seus produtos.

MOSTRA DE VÍDEOS
Projeção de vídeos temáticos filmados no litoral de Santa Catarina e no arquipélago dos Açores, tendo como temas a religiosidade, as festas populares, as touradas a corda, o artesanato, as danças folclóricas e outros.

Mais informações pelos fones (48) 3721-8605
begin_of_the_skype_highlighting(48) 3721-8605
end_of_the_skype_highlighting e (48)
3533-1958begin_of_the_skype_highlighting(48) 3533-1958
end_of_the_skype_highlighting ou no site www.nea.ufsc.br.

18º Açor

Tags: AÇORculturaSombrio