Jornalismo em Debate” discute o radiojornalismo no Brasil

19/09/2011 09:32

Há 70 anos, o slogan “aqui fala o seu Repórter Esso, testemunha ocular da história” marcou época no radiojornalismo brasileiro. A próxima edição do programa “Jornalismo em Debate” vai resgatar esta trajetória e discutir sobre o presente e os possíveis caminhos do rádio.

Com o título “Passado, presente e futuro do Radiojornalismo no Brasil”, o programa vai ao ar terça-feira, dia 20, às 18h, na Rádio Ponto UFSC. O programa ainda se encontra em fase de produção, mas já estão confirmadas as presenças dos pesquisadores e teóricos do rádio Eduardo Meditsch, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Dóris Fagundes Haussen, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além do jornalista Marcelo Fernandes, da Rádio Guarujá de Florianópolis.

“Jornalismo em Debate” é um programa quinzenal produzido pelos estudantes do curso de graduação em Jornalismo da UFSC, supervisionado pela professora Valci Zuculoto e com mediação do professor Áureo Moraes. A atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a FENAJ. Desde a estreia do programa, no dia 7 de abril, já foram produzidas dez edições, que debateram temas como liberdade de expressão, cobertura internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, entre outros.

A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida pelo site www.radio.ufsc.br . Nesse mesmo endereço, é possível ter acesso a todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. Os ouvintes e internautas podem participar, antes ou durante o programa, transmitido ao vivo, encaminhando perguntas pelo e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou  http://twitter.com/#!/radioponto.

Por Mariane Ventura/aluna do curso de Jornalismo da UFSC

Tags: cidadaniajornalismorádio