Em visita técnica, Furb mostra sua estrutura a pró-reitores e diretores da UFSC

15/09/2011 14:42

Visita técnica da Furb - 15/9/2011

Quase todos os pró-reitores, secretários e diretores de centros de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina estão participando, nesta quinta-feira, dia 15, de um encontro com diretores e professores da Fundação Universitária da Região de Blumenau (Furb), na sala do Conselho Universitário da UFSC, em Florianópolis. A visita técnica, que começou às 10h e se estende até às 18h, tem por finalidade fazer uma apresentação da estrutura da Furb, que tem 47 anos de atuação no Vale do Itajaí e deu uma grande contribuição para o desenvolvimento da região. A equipe que veio de Blumenau, chefiada pelo reitor João Natel Pollonio Machado, foi recebida pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e pela pró-reitora de Ensino de Graduação da UFSC, Yara Maria Rauh Müller.

A visita decorre de uma parceria formada a partir da decisão do governo de implantar uma terceira instituição federal de ensino superior em Santa Catarina – depois da UFSC, criada em 1960, e da Universidade Federal da Fronteira Sul, instalada em 2008. Em Blumenau, existe há mais de uma década a campanha pela federalização da Furb, mas a intenção inicial do Ministério da Educação era criar uma nova instituição que funcionasse em paralelo à universidade já existente, que também é publica, mas ligada à prefeitura local. O encontro desta manhã, segundo a pró-reitora Yara Müller, ajudará o grupo a elaborar a primeira versão de um documento que propõe a incorporação da Furb pela UFSC, constituindo a Universidade Federal do Médio Vale do Itajaí.

“Defendemos a proposta de criar uma nova universidade federal a partir da Furb, que já está pronta, independente do nome que vier a ter”, afirmou o reitor João Natel Machado após as primeiras apresentações, já no período destinado aos debates. “A Furb pode ser o embrião da nova instituição, que teria na UFSC um balizador importante. A região do Vale responde por 25% do PIB de Santa Catarina e tem 25% da população do Estado, mas nunca foi contemplada com uma instituição pública superior. Como temos uma ociosidade de 50% na estrutura física, a federalização seria a melhor alternativa”.

Dados dos Centros – Na apresentação do Centro de Ciências da Educação da Furb, a professora Marilene de Lima Schramm explicou que existem cinco cursos de graduação, um de pós-graduação (stricto sensu), um mestrado e sete cursos lato  sensu, além de seis opções de educação a distância. As linhas de pesquisa abarcam as áreas de linguagem e educação, processos de ensinar e aprender e educação, cultura e dinâmicas sociais. O centro engloba os departamentos de Arte, Educação e Letras e formou 80 alunos no segundo semestre do ano passado.

O professor Geraldo Moretto, do Centro de Ciências Exatas e Naturais, disse que nos cinco cursos de seu setor há 1.030 alunos e 115 professores, 48 laboratórios e uma biblioteca com mais de 26 mil volumes. “Dialogamos com vários outros Centros da Furb”, afirma, porque os professores ministram disciplinas que alcançam cursos que não pertencem ao centro que comanda.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Clóvis Reis, é membro do comitê para a federalização da Furb e fez um relato sobre a grande marcha que envolveu mais de 8 mil pessoas em Blumenau, em agosto, quando o governo federal anunciou a criação de novas universidades públicas. Seu centro conta com seis cursos de graduação e recebeu 730 matrículas no segundo semestre de 2010. São 62 professores, oito laboratórios e 58 projetos de pesquisa em andamento. Os cursos oferecidos são os de Ciências da Religião, Ciências Sociais, História, Moda, Serviço Social e Comunicação Social.

Professores efetivos – Presente no encontro, a professora Griseldes Fredel Boos, vice-reitora da Furb, informou que 53% dos professores da instituição são efetivos e que a área onde se situa a universidade tem 804 mil metros quadrados, sendo 104 mil metros de área construída. “Uma força-tarefa está trabalhando para a realização de 100 concursos para admissão de docentes e servidores técnico-administrativos”, disse ela. A falta de provimento desses cargos decorre da lei municipal que criou a instituição, que previa as funções de reitor e vice-reitor e não a de professores. Após responder a uma ação civil pública interposta pelo Ministério Público, a instituição está apta a realizar os concursos.

No período da tarde, a programação prossegue com a apresentação dos diretores dos centros de Ciências Jurídicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Tecnológicas. A partir das 16h, haverá espaço para esclarecimentos e considerações, blocos de perguntas e encerramento da visita, com a presença dos reitores das duas universidades.

Mais informações: Professora Yara Müller 3721-9276 ou Professor José Carlos Petrus 3721-6042

Fotos: Wagner Behr/Agecom

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom