Administração da UFSC repudia ataque ao Biotério e aciona Polícia Federal

23/09/2011 10:42

A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina repudia o ataque de ativistas às obras de ampliação do Biotério, ocorrido na madrugada de terça-feira, 20 de setembro. A ação criminosa, que ameaça o patrimônio físico e humano da instituição, foi denunciada pela Universidade e será investigada pela Polícia Federal.

Há anos a temática do uso de animais na pesquisa e no ensino vem sendo discutida de forma democrática na Universidade, que tem na pesquisa científica uma de suas mais importantes contribuições para a sociedade. No entanto, atos violentos e extremos como o atual devem ser devidamente esclarecidos e combatidos pelo poder público e a sociedade.

A Universidade respeita os distintos pontos de vista e tem consciência da complexidade da temática, em diferentes oportunidades abordada em debates públicos e abertos à sociedade, contemplando posturas e visões diferenciadas sobre a polêmica.

No entanto, a UFSC ratifica, publicamente, a importância da realização da pesquisa científica, que resulta em importante retorno para a sociedade, especialmente no campo da saúde, com o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico de diferentes doenças, novos medicamentos e terapias.

A Administração Central esclarece também que há significativas diferenças entre o uso de animais na pesquisa e o seu uso no ensino, prática que já há alguns anos vem sendo substituída por novos métodos pedagógicos, como filmes, protótipos e cultura de células. Estas possibilidades não atendem, no entanto, necessidades de protocolos de pesquisa. É preciso lembrar ainda que as propostas de investigação passam por comissões de ética, como Comitê de Ética no Uso de Animais e o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Neste momento, além de acionar a Polícia Federal, a Administração Central da UFSC está tomando as providências internas, visando garantir a segurança, preservar o espaço físico e a integridade dos servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da instituição. Apela, finalmente, ao bom senso e ao respeito dos princípios democráticos e de convivência pacífica no campus universitário.

Administração Central da UFSC

Tags: biotério