Na mídia: Estudantes protestam por melhores condições na UFSC

17/08/2011 14:39

Alunos querem que reitor pressione governo federal a negociar com grevistas

Um protesto de estudantes marcou a manhã desta quarta-feira na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A concentração dos alunos nos centros de ensino começou por volta de 11h30min. Em seguida, eles foram até o prédio da reitoria e ocuparam o hall de entrada. Munidos de faixas e cartazes, eles protestaram por melhores condições de ensino e para que a universidade pressione o governo federal a negociar com os servidores, em greve desde o início de junho.

— Entendemos e apoiamos a causa dos servidores, mas a greve está prejudicando os estudantes com o fechamento do Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária e secretarias de cursos. Queremos que o reitor pressione o governo federal para negociar com os grevistas — afirma o secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Tiago Mateus de Azevedo.

Ele calcula que cerca de 600 estudantes participaram da manifestação nesta manhã. Os estudantes organizaram um almoço durante o protesto, já que o RU permanece de portas fechadas. Os manifestantes pretendem continuar no prédio da reitoria e inclusiva acampar no local durante a noite, até que o reitor emita uma posição sobre as reivindicações.

Além do fechamento de alguns setores da UFSC por conta da greve, os estudantes protestam também por outras razões, como: o atraso em obras do RU e da Moradia Universitária; a falta de estrutura dos campus de Araquari e Jonvile e o possível corte de vagas no curso de Ciências Econômicas.

Publicado originalmente no Diário Catarinense