Jornada de Gênero, Teatro e Cinema exibe FREUD, além da Alma nesta 6ª na Fundação Badesc

04/08/2011 15:01

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema apresenta FREUD, Além da Alma*, dia 5 de agosto , às 19h, Fundação Cultural BADESC.

Promoção: Grupo de Estudos Teatro e Gênero – Projeto Pesquisa Poéticas Feministas/ Apoio: Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto/216 –

Organização: Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)/Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL)/Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

*Freud, Além da Alma. (Freud, EUA, 1992), é um filme de John Huston que retrata a vida do pai da psicanálise, Sigmund Freud.

A trama inicia-se em Viena, 1885, quando o jovem Freud, papel desempenhado por Montgomery_Clift entra em conflito com os médicos vienenses a respeito do tratamento dispensado as pessoas diagnosticadas como histéricas. Freud busca então em Paris, no hospital La Salpetriere o trabalho do neurologista Doutor Jean-Martin Charcot, que utiliza a hipnose em suas pesquisas sobre a histeria. O filme segue então os primeiros passos do percurso de Freud na elaboração da teoria psicanalítica.

Convidada: Ana Lucia Vilela. Doutora em História no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e Mestre em Artes Visuais – UFRJ. Atua como historiadora, crítica e curadora de arte. Fez parte do grupo de direção de arte da peça “Retrato de Augustine”, dirigida por Brigida Miranda. Participou como organizadora e curadora do projeto “Cadernos de Desenho” que redundou em exposições itinerantes e em publicação homônima. Organizou com Maria Bernardete Ramos Flores o livro “Encantos da Imagem – estâncias para a prática historiográfica entre história e arte” publicado pela Editora Letras Contemporâneas. É membro do corpo editorial da publicação “Bolor”.

Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: são realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão recebemos uma convidada para discutir a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a linha de pesquisa Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais`a divulgação da pesquisa universitária na comunidade. Por outro lado, busca desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Fonte: Grupo de Estudos Teatro e Gênero

Tags: Freud Além da Alma