Encontro debate 10 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica

16/08/2011 08:53

A UFSC realiza de 28 a 30 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos, o IX Encontro Catarinense de Saúde Mental. Este ano o evento tem como tema “10 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica: desafios e perspectivas da atenção psicossocial”.

Estão confirmados três convidados internacionais, entre eles o chefe de psiquiatria do Ministério da Saúde Pública de Cuba. O encontro vai promover o debate sobre o impacto social e os desdobramentos da Lei de Reforma Psiquiátrica, iniciativa que tem a participação entusiástica de alguns e a resistência férrea de outros profissionais.

A meta  é promover e aprofundar debates sobre as práticas, concepções teóricas e estratégias da Política Nacional de Saúde Mental entre acadêmicos, gestores, profissionais da atenção psicossocial, usuários e sociedade civil em geral. A promoção é do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde, ligado à Universidade Federal de Santa Catarina, e da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).

O coordenador do evento, professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC Walter Oliveira, é editor científico da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e coordenador do Grupo de Trabalho em Desinstitucionalização do Conselho Estadual de Saúde do Estado de Santa Catarina, além de membro do Grupo de Trabalho sobre  Hospitais de Custódia da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão. É também coordenador dos projetos de extensão Humanizarte e Terapeutas da Alegria.

Informações: http://www.ccs.ufsc.br/saudemental/ (48) 3721-9492 / encontro.sc.saudemental@gmail.com
Contato com o coordenador do evento, professor Walter Oliveira: walter@ccs.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: Saúde Mental