Editora da UFSC lança livro inédito de Costa Lima

16/08/2011 09:31

Escritos de Véspera, uma reunião de ensaios de Luiz Costa Lima que será lançada pela EdUFSC nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, às 20 horas, no auditório Henrique Fontes, na presença do autor, apresenta e desenvolve duas facetas fundamentais do seu pensamento crítico. Primeiramente, o autor utiliza de maneira heterodoxa, vale dizer, pessoal, a complexa base estruturalista, para analisar textos literários do poeta João Cabral e dos romancistas Guimarães Rosa e Stendhal.

A seguir, Costa Lima questiona o rendimento do paradigma estrutural dentro do trabalho crítico-analítico. Integra essa parte do livro um ensaio sobre a obra romanesca de Machado de Assis e um ensaio teórico centrado na categoria da “mímesis”, conceito que não se confunde, como acreditam os ingênuos, com imitação ou cópia.
Um dos maiores nomes da crítica literária brasileira, Luiz Costa Lima traz nessa coletânea textos fundamentais, nunca antes publicados em livro. Um desses textos foi escrito em parceria com o renomado antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro, o teórico do perspectivismo indígena. Ambos, Costa Lima e Viveiros de Castro, são, como se sabe, leitores atentos de Claude Lévi-Strauss e discutem, em suas respectivas obras, a herança do método estrutural de análise da arte e da cultura, que floresceu nos anos 1950 e 1960.

Escritos de Véspera propõe ao leitor algumas questões fundamentais, como a interseção entre o desejo e a lei no discurso literário. Com sua costumeira lucidez, Costa Lima aponta para o desgaste e a limitação do aparato teórico-metodológico estrutural na nova era que então se abria, nos anos 1970-80: a era da desconstrução e dos estudos culturais.

Assim, o leitor é convidado a sair da polêmica estruturalista dos anos 1960 e acompanhar a polêmica pós-estrutural das décadas seguintes, que se prolonga até os dias atuais, com o questionamento de noções como autoria, textualidade, historicidade etc.
Depois de dialogar intensamente com Lévi-Strauss, Costa Lima começa a dialogar, nestes textos, com outros teóricos, como René Girard, enfocando a questão da castração no plano do sentido. O livro, assim, vai apresentando passo a passo uma mudança de rumo na reflexão de Costa Lima, que culminará, após seu afastamento da objetividade estruturalista, nos seus estudos atuais da “mímesis”, da modernidade e da pós-modernidade, nos quais propõe um questionamento da estética e do papel do sujeito.

A inestimável herança de Lévi-Strauss é, desse modo, repensada sob o prisma da ruptura e da continuidade. Menos que um corte e mais que um prolongamento, o movimento da sua reflexão antes se caracteriza como retificação e salto. Retificação de estratégia que se configura em salto teórico. O crítico busca a consciência (social) do simbólico e as representações sociais. É então que entra em cena um interlocutor de peso: Wolfgang Iser.

Costa Lima revê, a partir daí, um dos principais impasses em que incorria o estruturalismo: o veto à subjetividade – a do leitor, a do crítico… Mas não se trata de mera conquista do “subjetivo”. Daí o autor de Escritos de Véspera afirmar: “a ‘mímesis’ não pode ser pensada a partir do indivíduo, quer o produtor, quer o receptor. Nela, sempre uma coletividade se faz ouvir.’ Percebe-se claramente que a readmissão do sujeito, posteriormente convertido em filão teórico específico, não se faz em desfavor da aprendizagem estrutural.

Escritos de Véspera conclui sua indagação com um ensaio teórico que já é considerado um dos momentos cruciais da moderna teoria literária, propondo um diálogo entre “mímesis” e representação social, que é o diálogo do presente, da atualidade.

Participação em seminário
Luiz Costa Lima participará, a convite da Pós-Graduação em Literatura, do I Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, de 16 a 18 de agosto. O professor da UERJ e da PUC do Rio de Janeiro vai proferir a conferência “A História e a Teoria Literárias entre nós”, às 18 horas, do dia 18 de agosto, no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão. Será apresentado pelo professor Sérgio Medeiros (UFSC), diretor da EdUFSC, que coordena na sequência o lançamento de Escritos de Véspera, de Luiz Costa Lima, pela Editora da UFSC.

Texto: Divulgação

Contatos: Raquel Wandelli

9911-0524 / 3234-7366

raquelwandelli@yahoo.com.br

www.secarte.ufsc.br / www.editora.ufsc.br / www.ufsc.br

Serviço:
Escritos de Véspera
Autor: Luiz Costa Lima
Editora da UFSC
Lançamento: 18 de agosto, 20 horas, no Auditório Henrique Fontes
Local: Praça da Cidadania da UFSC
Preço de capa: de R$ 34,00 (por R$ 17,00 na Feira de Livros da Editora da UFSC/LEU (28 de agosto a 2 de setembro)

Leia também:
Livros de conteúdo, beleza e preço baixo na volta às aulas
Obra de Carl Einstein é lançada pela Editora da UFSC
“O pinheiro brasileiro” é mais um dos títulos que estão na feira da EdUFSC
Editora da UFSC lança obra de Cruz e Sousa em sua feira de livros

Tags: EdUFSCFeira de Livors