Reitoria e Comando Local dialogam sobre a greve

10/06/2011 15:43

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alvaro Toubes Prata, conversa nesta segunda, 13/06, com os trabalhadores técnico-administrativos em greve desde o dia 6. A audiência foi solicitada, por escrito, pelo Comando Local de Greve, já informado sobre a disposição da Reitoria.

O movimento grevista, que atinge 27 universidades, foi deflagrado por orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). A pauta inclui, entre outras reivindicações, reajuste salarial, piso de três mínimos, racionalização dos cargos e abertura de concursos públicos.

Na UFSC, além da adesão parcial de vários setores, a greve paralisou o Restaurante Universitário (RU) e fechou as portas da Biblioteca Universitária (BU). A Administração Central está viabilizando uma alternativa de alimentação para os estudantes cadastrados como vulneráveis em termos socioeconômicos.

Todos os dias a Administração está avaliando e acompanhando os desdobramentos do movimento paredista. A postura da Reitoria, segundo o chefe do Gabinete, José Carlos Petrus, é de diálogo e de respeito à autonomia da categoria, considerando as reivindicações justas. “Vamos manter aberto o canal de comunicação”, sublinhou.

Em nível nacional, a Fasubra e a Andifes se esforçam para abrir as negociações com o Governo Federal.

Mais informações: 3721-9220 ou 3721-9614 / www.sintufsc.ufsc.br /  www.fasubra.org.br