Núcleo de Estudos da Terceira Idade tem nova coordenação e comitê assessor

14/06/2011 12:16

Fotos: Cláudia Reis / Jornalista na Agecom

Com a presença de representantes da Associação Estadual de Gerontologia e do Conselho Municipal do Idoso, entre outras entidades, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC formalizou nesta segunda-feira, 13 de junho, a posse de sua nova coordenadora, a enfermeira Jordelina Schier, que durante 20 anos atuou no Hospital Universitário.

A professora Ângela Maria Alvarez, doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC, ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Seção Santa Catarina) e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Regional Santa Catarina), desde 2005 coordenadora do Neti, permanece colaborando com a iniciativa como integrante de um comitê assessor. O novo órgão também foi oficializado nesta segunda-feira.

Ângela fez um breve relato de sua trajetória no Núcleo, agradeceu o apoio e a solidariedade da equipe, da Administração da UFSC e dos idosos. Ressaltou que o envelhecimento da população é um fenômeno crescente e que muitos desafios estimulam as ações do Núcleo como ambiente de ensino e aprendizagem no campo da gerontologia.

À frente do Neti desde 2005, ela lembrou que a ampliação constante de vagas (neste semestre são mais de 40 turmas em funcionamento, com a participação de mais de 700 pessoas com mais de 50 anos), a ampliação das ações para trabalhos envolvendo cidadania e política, o projeto ressignificando a arte no envelhecer, o trabalho de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o resgate do estágio em Serviço Social junto ao Núcleo foram algumas das ações implementadas nos últimos anos. Emocionada, disse que ver os idosos desenvolvendo suas habilidades e demonstrando sua felicidade ao participar das diferentes iniciativas do Núcleo são grandes realizações.

“Este é um momento de muita emoção e significado, uma felicidade que traz também a responsabilidade de coordenar este grande projeto da Universidade Federal de Santa Catarina”, disse em seguida a nova coordenadora do NETI, Jordelina Schier, carinhosamente chamada de enfermeira Nina pelos presentes. Ela ressaltou a importância de contar com o novo comitê assessor e diversas pessoas que incorporam como sua a luta por manter o fio condutor do Núcleo, referência no campo gerontológico que funciona da Universidade desde 1982.

Simbolicamente, a nova coordenadora recebeu a echarpe que é marca registrada nos eventos e atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Canções do Vozes da Ilha em Seresta, um dos grupos formados a partir do NETI, enriqueceram o encontro prestigiado por diversos idosos, pelo reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, pró-reitores, diretores de centros e de fundações de apoio da UFSC.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Mais informações: www.neti.ufsc.br / 3721-9445

Saiba Mais:

Composição do Comitê Assessor do NETI:

– Jordelina Schier / Coordenadora do NETI;

– Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin/ Departamento Estudos Especializados em Educação/Centro de Educação

– Vera Regina de Aquino Vieira / Departamento Literatura e Línguas Estrangeiras/Centro de Comunicação e Expressão

– Leilane Mendonça Z. Rosa/ Departamento de Direito/Centro de Ciências Jurídicas

– Angela Maria Alvarez /Departamento de Enfermagem/Centro de Ciências da Saúde

– Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva / Professora NETI aposentada da UFSC;

– Mônica Joesting Siedler /Professora NETI/ Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)

– Maria Cecília Antonia Godstfriedt – Professora NETI/ Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)

– Eddy Frantov – Representante do Centro Estudantil do NETI

Objetivos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade:

– Ampliar e sistematizar o conhecimento da gerontologia;

– Formar recursos humanos nos diversos níveis;

– Manter atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão;

– Divulgar e desenvolver ações institucionais e interinstitucionais;

– Assessorar entidades na organização de programas de valorização do idoso;

– Oferecer subsídios para uma política de resgate do papel do idoso na sociedade brasileira.

– Realizar treinamentos, palestras e consultorias na área gerontológica.

Tags: NETI