Fritz Müller: movimento quer selo dos Correios com biólogo

16/06/2011 08:22

O ano de 2012 marca 190 anos de nascimento do biólogo Fritz Müller. Pessoas de diferentes instituições e professores de diversas universidades, entre elas a UFSC, apoiam um movimento para homenagear Fritz Müller em um selo dos Correios. Diversas indicações foram encaminhadas e agora a Comissão Filatélica Nacional avalia as sugestões.

Fritz Müller, biólogo e médico alemão, chegou em Santa Catarina em 1852, aos 30 anos de idade. Com residência fixa em Blumenau foi durante 11 anos professor em Florianópolis (antiga Desterro), naturalizando-se brasileiro. Viveu no país 45 anos, até seu falecimento em 1897. Seu corpo está sepultado em Blumenau.

Foi o maior naturalista do Brasil no século XIX e um dos mais expressivos do mundo. É mais conhecido por sua correspondência com Charles Darwin durante 17 anos, de quem foi um grande colaborador científico e recebeu a denominação de “Príncipe dos Observadores”.

Entre outras realizações, foi pioneiro ao publicar, em 1864, o primeiro livro no mundo em apoio à teoria evolutiva de Darwin, com provas factuais obtidas de estudos sobre crustáceos, realizados em Florianópolis. Este livro, que atuou decisivamente na consolidação da teoria da evolução das espécies proposta por Darwin, tornou-o mundialmente famoso e o levou a receber, em vida, duas vezes o título de Doutor Honoris Causa, emitido por universidades alemãs. Estas instituições o convidaram a retornar e se tornar professor, honra que ele recusou, pois não desejava abandonar a pátria que adotou por definitiva, o Brasil, e a casa e família em Blumenau.

Em 2009, Fritz Müller recebeu o título de Doutor Honoris Causa (pós-morte) da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele não é importante apenas pelo contato com Charles Darwin e seu valioso livro. Foi pioneiro no estudo profundo de vários grupos de animais invertebrados e de plantas, tornou-se naturalista viajante do Museu Nacional do Rio de Janeiro durante 15 anos (1876 a 1891), colaborou com dezenas de cientistas do Brasil e do mundo em um raro exemplo de rede social de cooperação científica. Foi pioneiro no estudo da Ecologia em sua concepção moderna como ciência e descreveu o primeiro modelo matemático para estudo de dinâmica populacional, descreveu uma forma de mimetismo que hoje leva o seu nome e é tema de estudos em todo o mundo (mimetismo mülleriano), entre outras realizações no campo científico e social.

“Homenageá-lo no ano de 2012, quando completaria 190 anos de idade, representa resgatar para a memória nacional o nosso maior naturalista novecentista, brasileiro por opção e com grandes feitos para a história da ciência brasileira e mundial. Representa também homenagear o Estado de Santa Catarina, que em suas publicações tornou-se mundialmente conhecido, principalmente as localidades de Blumenau, Itajahy e Desterro”, destaca Luiz Roberto Fontes, um dos tradutores do livro Para Darwin (Für Darwin, 1864), escrito por Fritz Müller e publicado pela Editora da UFSC em 2009. Fontes é um dos entusiastas que encaminharam a sugestão aos Correios.

Segundo ele, para a ciência brasileira, conquistar a homenagem a Fritz Müller por parte dos Correios pode colaborar para a divulgação de uma belíssima história, ainda pouco valorizada e carente de estudos, mas pronta para encantar os cientistas e estudantes de muitas carreiras e interesses acadêmicos ou não.

Mais informações: Luiz Fontes / e-mail: lrfontes@uol.com.br

Na UFSC também com o professor Mário Steindel / e-mail: ccb1mst@ccb.ufsc.br ou telefone (48) 3721-5163.

Fritz Müller: movimento quer selo dos Correios com biólogo

Fritz Müller, biólogo e médico alemão, chegou em Santa Catarina em 1852, aos 30 anos de idade. Com residência fixa em  Blumenau foi durante 11 anos professor em Florianópolis (antiga Desterro), naturalizando-se brasileiro. Viveu no país 45 anos, até seu falecimento em 1897. Seu corpo está sepultado em Blumenau.

Entre outras realizações, foi pioneiro ao publicar, em 1864, o primeiro livro no mundo em apoio à teoria evolutiva de Darwin, com provas factuais obtidas de estudos sobre crustáceos, realizados em Florianópolis. Este livro, que atuou decisivamente na consolidação da teoria da evolução das espécies proposta por Darwin, tornou-o mundialmente famoso e o levou a receber, em vida, duas vezes o título de Doutor Honoris Causa, emitido por universidades alemãs. Estas instituições o convidaram a retornar e se tornar professor, honra que ele recusou, pois não desejava abandonar a pátria que adotou por definitiva, o Brasil, e a casa e família em Blumenau.

“Homenageá-lo no ano de 2012, quando completaria 190 anos de idade, representa resgatar para a memória nacional o nosso maior naturalista novecentista, brasileiro por opção e com grandes feitos para a história da ciência brasileira e mundial. Representa também homenagear o Estado de Santa Catarina, que em suas publicações tornou-se mundialmente conhecido, principalmente as localidades de Blumenau, Itajahy e Desterro”, destaca Luiz Roberto Fontes, um dos tradutores do livro Para Darwin (Für Darwin, 1864), escrito por Fritz Müller e publicado pela Editora da UFSC em 2009. Fontes é um dos entusiastas que encaminharam a sugestão aos Correios.

Mais informações: Luiz Fontes / e-mail: lrfontes@uol.com.br
Na UFSC também com o professor
Mário Steindel / e-mail: ccb1mst@ccb.ufsc.br

Tags: Fritz Müller