Farmácia Escola completa seu terceiro ano

16/06/2011 14:59

A Farmácia Escola realiza em média 90 mil atendimentos por ano

A Farmácia Escola, mantida através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina, completou esta semana seu terceiro ano de existência. Para marcar a data, foi realizada uma mesa-redonda nesta quarta-feira, dia 15, com a presença do prefeito Dário Berger, do reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Renato Geske, e do secretário da Saúde de Florianópolis, João Cândido da Silva. O evento também contou com a participação da professora Maria do Carmo Lessa Guimarães (UFBA) e o debate abordou o tema “A Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS”.

O secretário de Saúde destacou que a unidade realiza em média 90 mil atendimentos por ano, e que passou a oferecer um melhor conforto aos usuários e maior agilidade na dispensação de medicamentos especializados. O secretário fez, ainda, um breve balanço dos avanços obtidos nos últimos cinco anos na área da Assistência Farmacêutica no município. “ Nós ampliamos substancialmente a participação deste profissional na estrutura de trabalho da SMS”, afirmou.

João Cândido da Silva revelou que a Secretaria pretende abrir uma nova unidade no Continente, também em parceria com a UFSC como Farmácia Escola

Para o reitor em exercício, a importância desta unidade está no fato de que ela educa os acadêmicos do curso de Farmácia para atuarem dentro da lógica do SUS e não da iniciativa privada. Carlos Alberto reforçou a relevância da parceria para os diversos cursos da UFSC e lembrou o histórico da Farmácia Escola. Além disso, salientou o comprometimento e a persistência dos professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas que tornaram realidade o sonho da Farmácia Escola. Já o vereador e farmacêutico Renato Geske reafirmou que desde a década de 80 esta era uma reivindicação de professores e estudantes daquele departamento.

A professora Mareni Rocha Farias (Departamento de Ciências Farmacêuticas) agradeceu e homenageou a equipe de farmacêuticos e funcionários da UFSC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, os professores que realizam o trabalho no dia a dia da Farmácia, e todos os que apoiam a proposta.

Farmácia Escola

Instalada em um prédio no Campus Universitário, a Farmácia Escola é responsável pela dispensação (entrega) dos chamados medicamentos especializados através do SUS. Para ter acesso a medicação, o usuário deve comparecer à unidade portando a receita médica, documento de identidade e comprovante de residência. Apenas os moradores da capital são atendidos.

Antes do debate todos cantaram parabéns

A solicitação é encaminhada para a análise da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que pode deferir ou não o pedido. Em caso positivo o usuário passa a fazer parte do cadastro da Farmácia Escola e pode retirar gratuitamente nas datas determinadas o seu medicamento. Todo o estoque é de responsabilidade da SES.

Outras informações pelo e-mail marenif@yahoo.com.br.

Fontes: Prefeitura Municipal de Florianópolis e Professora Mareni Rocha Farias (UFSC)

Tags: Farmácia EscolaPMFUFSC