Denúncias contra FIFA e CBF foram discutidas no programa Jornalismo em Debate

17/06/2011 18:06

Dificuldades jurídicas, pressões de patrocinadores, confusão entre informação e entretenimento e despreparo de jornalistas que cobrem os bastidores do esporte foram alguns dos pontos levantados na discussão da sexta edição do programa Jornalismo em Debate da Rádio Ponto UFSC, na quinta, 17/06. Os jornalistas Julio Tarnowski, da Comissão Nacional de Ética do Jornalismo, Marcos Castiel, editor do caderno de esportes do Diário Catarinense, Michel Castellar, repórter do Lance, e Paulo Brito, comentarista esportivo da rádio CBN Diário, participaram do debate que teve como tema “A cobertura de denúncias: investigação jornalística ou denuncismo? O Caso FIFA e CBF”.

Castiel iniciou o debate criticando o sistema jurídico brasileiro que, segundo ele, protege quem tem dinheiro: “Os jornalistas navegam em um barquinho a remo em meio a iates de poderosos”. Michel Castellar, autor da matéria “Lucros da Copa de 2014 nas mãos de Ricardo Teixeira”, finalista ao Prêmio João Saldanha de jornalismo esportivo, complementou afirmando que sua maior recompensa foi não ter recebido nenhum processo por causa da matéria – mas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cortou relações com o jornal. Ele falou também que outro grande problema é a falta de preparo dos jornalistas para cobrir este tipo de assunto. “O profissional da área de esporte não está preparado para lidar com advogados, não conhece um tribunal, e o da área de política não entende de futebol”, disse.

Estas foram apenas algumas das questões levantadas no debate, mediado pelo mestrando Arnaldo Zimmerman e pelo estudante Thomé Granneman. O programa está disponível no site da rádio, www.radio.ufsc.br, onde também podem ser acessados os depoimentos que não foram ao ar de André Rizek, do Redação Sportv, Mauro Cezar Pereira, do canal ESPN, e Lucas Figueiredo, do jornal Estado de Minas.

O programa Jornalismo em debate é produzido pelos acadêmicos da graduação e pós-graduação do curso de Jornalismo da UFSC e faz parte da disciplina Cátedra Fenaj/UFSC de Jornalismo para a Cidadania. É uma parceria do Jornalismo da UFSC com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). As edições são quinzenais, com o objetivo de promover debates sobre temas relativos ao exercício da cidadania e à prática responsável do jornalismo.