Abertas inscrições para oficina de bonecos do Festival Internacional de Teatro de Animação

02/06/2011 10:59

No ano em que a ordem é reciclar e reutilizar, com advento da Lei dos Resíduos Sólidos, de 2010, o Festival Internacional de Teatro de Animação, o FITAFloripa, dá o exemplo. Em sua 5ª edição, o cortejo de abertura contará com bonecos gigantes reciclados confeccionados em oficina ministrada a partir do dia 6 de junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 2 de junho. O FITA conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina.

No conteúdo programático da oficina está coleta seletiva, reciclagem, técnicas de não utilização de cola e tinta, exploração de materiais, utilização de arame, parafuso e encaixe como alternativa primária e técnicas de montagem. A oficina será ministrada por Valdinei Marques, artista plástico, dono de uma peculiar criatividade. “Neiciclagem”, como também é conhecido, é monitor de educação ambiental e coordenador do Museu do Lixo.

Cada participante deverá levar tesoura, estilete, chave de fenda e chave Philips. É livre a utilização de materiais como embalagens coloridas, CDs e sucata de todos os tipos.

Vagas e inscrições
São apenas 15 vagas, e a seleção será por ordem de chegada das inscrições. Os interessados devem fazer download da ficha de inscrição que está no site www.fitafloripa.com.br, e preenche-la e enviá-la para o e-mail oficinas@fitafloripa.com.br.

Lei de resíduos sólidos
A Lei Nº 12.305, de 2010, conhecida como a Lei dos Resíduos Sólidos, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a criação de um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos por cada município que contemple, como previsto no artigo 19°, metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem, entre outras, com objetivo de reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados ao aterro, além de ações de educação ambiental para viabilizar esses objetivos. Florianópolis, atualmente, segundo dados da Comcap, recicla somente 5,12 % do total coletado.

FITAFLORIPA 2011
O Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, o FITAFloripa, será realizado  na Capital catarinense de 12 a 18 de junho, e em mais seis cidades do Estado de 13 a 19 de junho, através do projeto Fitafloripa e SESC: Uma Viagem com o Teatro de Animação.

O Festival Internacional de Teatro de Animação tem como objetivo principal ampliar o acesso ao teatro de animação no Brasil. Em sua última edição atingiu 35 mil pessoas. Até 2010, contando todas as edições anteriores, aproximadamente 95 mil espectadores já prestigiaram a programação do FITA. Com a itinerância, a expectativa é que o público duplique em 2011.

Serviço
O quê: Oficina de bonecos gigantes reciclados
Quando: 6 a 10/6, das 9 às 13h
Onde: Museu do Lixo da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), rod. Admar Gonzaga, 71 – Itacorubi, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Mais informações
Assessoria de imprensa: Manoela Pinheiro – (48)9989-5440
Atriz/Produtora: Fabiana Lazzari: (48)9969-7976/ http://fabianalazzari.com

Tags: Festival Internacional de Teatro de Animação