Exposição Fortalezas da Ilha é prorrogada até 31/03

02/02/2011 17:37
Fotografias das fortificações da Ilha de Santa Catarina, exibição de trajes do século XVIII e réplicas de canhão e maquetes estão atraindo a atenção de visitantes e turistas que vêm a Florianópolis. O acervo organizado pelo Projeto Fortalezas, da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, faz parte da exposição Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, que permanecerá aberta à visitação até o final de março, no Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu.Devido à  repercussão da mostra histórica entre os visitantes, a direção do Museu solicitou à coordenação do Projeto que o seu encerramento fosse prorrogado do dia 4 de fevereiro para 31 de março. Nesse período, a exposição será visitada por escolas da região e incluída no conteúdo pedagógico, explica o coordenador do Projeto, Joi Cletison. As fotografias contemplam imagens dos fortes São José da Ponta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antônio (Ilha de Ratones Grande), que têm nesta época do ano o pico de visitação.

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina tem como objetivo promover o estudo, a preservação, a divulgação e a valorização das fortificações históricas da Baía Norte. Na Região de Florianópolis, a UFSC administra três fortificações: a Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, no município de Governador Celso Ramos; a Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano, ambas na Praia do Forte, ao norte da Ilha. Verdadeiros museus ao ar livre que preservam e contam a história da colonização, esses três monumentos estão abertos à visitação.

O Museu Etnográfico Casa dos Açores reúne acervo temático sobre a cultura açoriana no Estado de Santa Catarina, principalmente sobre a freguesia de São Miguel da Terra firme, fundada por casais açorianos no ano de 1752. Abrigado em um prédio que é um dos exemplares mais bem conservados da arquitetura luso-brasileira, constituindo-se por si próprio um ponto turístico, o museu fica na localizado na Rodovia BR 101 – Km 197.

Serviço:

Exposição Fortalezas da Ilha de Santa Catarina

Período: até o dia 31 de março,

Local: Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu.

Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Arte e Cultura e

Fundação Catarinense de Cultura

Realização:

Museu Etnográfico Casa dos Açores e Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC

Por Raquel Wandelli/ assessora de comunicação da SeCarte/UFSC

raquelwandelli@yahoo.com.br – 9911-0524 e 3721-9459