UFSC sedia seminário interuniversitário sobre o Plano Diretor

24/05/2010 18:45

Com o tema “Quem Ganha? Quem Perde?”, a Universidade Federal de Santa Catarina sediará o Seminário Interuniversitário sobre o atual processo de elaboração do Plano Diretor de Florianópolis. O encontro será nesta quinta-feira, dia 27, das 8h às 21h, no auditório da Reitoria da UFSC. Estarão reunidos professores, pesquisadores e estudantes da UFSC, Udesc e Unisul – universidades organizadoras do evento -, com o objetivo de refletir e debater sobre os gravíssimos problemas da cidade. O seminário é aberto a toda a comunidade e tem entrada franca.

A programação faz parte de um conjunto de debates que estão sendo organizados pelas universidades, nos quais pretende-se analisar, de forma crítica, alguns dos vários temas e aspectos que envolvem o desenvolvimento do Plano Diretor, em três eixos considerados cruciais neste momento. São eles: Áreas de Risco, Áreas de Proteção Ambiental e Recursos Hídricos; Mobilidade, Uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor: Processo de Elaboração e Participação Social.

Além das discussões temáticas, representantes do Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor convidam pesquisadores que desejem divulgar e compartilhar seus trabalhos acadêmicos (relacionados com o tema) para que entrem em contato com a organização do evento pelo e-mail seminariointeruniversitario@gmail.com. A apresentação dos trabalhos também será feita na forma de paineis (banners e pôsteres) que serão expostos na sala ao lado do auditório.

As mesas serão seguidas de debates com os presentes e, ao final deste primeiro evento, será elaborada uma síntese preliminar com as principais considerações apontadas e posteriormente eerá divulgado o relatório final do seminário.

PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA

8h – 10h – Inscrições

8h – 9h – Moderador: Lino Peres (Comitê Interuniversitário e NPDP-UFSC) e Evandro (UFSC – auxiliar mesa).

CONVIDADOS: Reitores UFSC, Udesc e Unisul, Ministério Público Federal e Estadual e demais entidades.

Exibição do Vídeo – 50 anos UFSC

9h – 10h15

Moderador: Carlos Vieira (ETUSC-UFSC); participação: Luis Pimenta (Geo – Udesc)

Relator: Leandro (Pós Geo-UFSC); participação: Maria Paula Casagrande Marimon (Geo/UDESC), César Pompeu (ENS-UFSC), Gerusa Duarte (Geo – UFSC).

10h15 às 12h – DEBATE com três minutos para pergunta, 3 minutos para réplica e três para tréplica

12h às 13h30h – ALMOÇO

13h30 –14h45

Moderador: Américo Ishida (ARQ – UFSC); participante: Margareth Pimenta (ARQ – UFSC)

Relator: Maria da Graça Agostinho (arquiteta); participantes: Lino F. B. Peres (ARQ – UFSC e GEMURB), Arlis B. Peres (ARQ – Unisul) e Luis Roberto M. da Silveira (ARQ –UFSC).

14h45-16h45 – DEBATE com três minutos para pergunta, 3 minutos para réplica e três para tréplica

16h45-17h30 – LANCHE

17h30 – 18h45 Moderadores: Zulamar (Fórum da Cidade); participantes: Raul Burgos (Departamento de Sociologia e Ciência Política/NESSOP), José J. Pilati (Direito-UFSC), Mário Freitas (Geo-UDESC), Edson Cattoni (arquiteto e doutorando da Pós-Graduação da ECV/UFSC)

18h45 –20h30 – DEBATE com três minutos para pergunta, 3 minutos para réplica e três para tréplica.

20h30 – 21h30 – Debate e conclusões.

Informações com o professor Lino Fernando Bragança Peres, Coordenação do Comitê Interuniversitário, fones (48) 3721-9275 e 8415-6089, ou linofbp@arq.ufsc.br.