Patrick Murphy ministra palestra na UFSC sobre gestão universitária nos Estados Unidos

28/04/2010 18:57

“Managing Higher Education: Moving Forward, Moving Backward, Moving At All?” é o título da palestra que o professor norte-americano Patrick Murphy ministra nesta sexta, 30/4, às 10h, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da UFSC.

A palestra é parte integrante das missões de estudo do projeto “Mapa Estratégico da Educação Superior fundamentado em um sistema de gestão integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI” – MEES, financiado pelo Programa Pró-Administração/Capes. O projeto é liderado pelo Curso de Pós-Graduação em Administração da UFSC e tem como um dos seus parceiros o Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR).

O palestrante abordará o estado atual da gestão universitária, na perspectiva dos Estados Unidos, apontando o que funciona ou se mostra estagnado. O professor também apresentará algumas ideias sobre o futuro da gestão da educação superior. Ele espera provocar discussões que motivem reflexões críticas sobre a administração da educação superior no Brasil.

Sobre o palestrante

J. Patrick Murphy é professor de Serviço Público e diretor da Escola de Serviço Público da DePaul University, em Chicago. DePaul é a 8ª maior universidade privada dos EUA, com 25 mil estudantes. Murphy tem doutorado em administração da educação superior pela Stanford University e Mestrado (MBA) pela DePaul. Ele atuou como Diretor Financeiro da DePaul e tem lecionado nos EUA, na Irlanda, Filipinas, Índia e Paris. Atualmente exerce a função de Professor pesquisador Fulbright no PPAD da PUCPR, onde leciona disciplinas e conduz pesquisas com o professor Victor Meyer Júnior.

Victor Meyer Júnior, anfitrião do palestrante, é o coordenador da equipe do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR), no projeto MEES. Professor aposentado da UFSC, foi um dos fundadores do Mestrado em Administração. Atualmente é professor do PPAD/PUCPR e professor convidado da DePaul University. É graduado em Ciências Econômicas pela UFSC, com mestrado e doutorado em Administração Universitária pela Universidade de Houston, USA.

Informações com Ângela Correa pelos telefones (48) 3721-8730, 8414-6418 ou e-mail angelacorrea@gmail.com.