Bom Dia, Biblioteca homenageia funcionários da restauração e encadernação

14/10/2008 13:49

A Biblioteca Universitária da UFSC realizou na manhã de hoje (14/10) mais uma edição do “Bom Dia, Biblioteca”, promoção mensal que visa a integrar e valorizar o trabalho dos funcionários e setores da BU. Desta vez, o café foi realizado no Serviço de Restauração e Encadernação, que há cerca de 40 anos recupera obras danificadas pelo excesso de uso e, em alguns casos, pelo descuido dos usuários da biblioteca. “Os servidores não têm conhecimento teórico, começaram fazendo isso na base do empenho pessoal, e hoje são mestres na área de encadernação, realizando um trabalho que exige habilidade, técnica e serenidade”, diz a diretora da BU, Narcisa de Fátima Amboni.

A equipe é pequena, mas tem conseguido grandes resultados na recuperação de obras de todas as áreas do conhecimento, recortando, costurando e colando partes inteiras de livros do acervo. “Recebemos volumes sem capa ou sem parte das páginas, e eles sempre fazem a restauração com carinho, de forma manual, mas com muita sensibilidade”, destaca Narcisa.

A meta da direção é manter as reuniões mensais, estimulando a integração entre todos os setores da biblioteca. A diretora também solicitou à Administração Central que providencie a restauração fora da universidade, porque há hoje cerca de 4 mil livros para recuperar, sendo que muitos deles são de edições esgotadas e que não poderão mais ser adquiridos pela instituição.