Inaugurada a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis

29/10/2007 13:41

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes representantes dos órgãos integrantes da REMEP. Como demonstração dos benefícios imediatos da rede, Florianópolis assistiu a primeira transmissão de um programa de TV Aberta com sinal gerado via Internet. A solenidade de inauguração foi exibida ao vivo pela TV Cultura, Canal 2.

Os recursos e potenciais da Telemedicina foram explicados pelo professor Aldo von Wangenheim, do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, cordenador técnico de Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM). Como exemplo foi demonstrado, num telão, para os presentes no auditório da Reitoria e transmitido, diretamente, aos espectadores da TV Cultura, a simulação de um diagnóstico em que participavam simultaneamente, médicos do Hospital Celso Ramos e do Hospital Universitário.

Edison Melo, do Núcleo de Processamento de Dados da UFSC, coordenador geral da REMEP Florianópolis fez um relato cronológico dos caminhos trilhados e esforços empreendidos para se chegar ao que é a REMEP atualmente. Após o pronunciamento do dirigente da RNP que explicou como anda o processo de instalação das Redes Metropolitanas em todas as unidades da federação, coube a palavra de encerramento ao Reitor da UFSC.

Lucio Botelho falou da satisfação de ver a Universidade avançar tanto na área da informatização e de como o estado de Santa Catarina vem utilizando em benefício da população esses mesmos recursos, destacando-se, como exemplo, a área da saúde. Graças à continuidade e ao acompanhamento sistemático do Programa Capital Criança, Florianópolis se tornou a primeira e única capital brasileira que conseguiu baixar a um dígito ((menos de 10 por 1000) o índice de mortalidade infantil, igualando o índice de países do Primeiro Mundo. O Programa Capital Criança foi implantado em 1997, quando o índice de mortalidade infantil era de 21,76 para cada mil crianças nascidas vivas.

O que é a RNP

A RNP foi criada em 1989 MCT com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 94, já atingia todas as regiões do país. Entre 2000 e 2001, num esforço de renovação, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP2, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros.

O que é a Redecomep

O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) tem por objetivo promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 26 cidades que abrigam pontos de presença (PoPs) do backbone da RNP, o que significa uma cobertura nacional. É uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

13º Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI)

A inauguração da Redecomep ocorreu paralelamente ao 13º Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI), que aconteceu de 22 a 26 de outubro, no Hotel Praiatur , na praia de Ingleses, em Florianópolis. O seminário teve como proposta a capacitação das instituições que trabalham cooperativamente com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Técnicos e representantes das organizações usuárias e dos pontos de presença de todo o país participaram do evento e também estiveram presentes à solenidade de inauguração da REMEP.

Integrantes da Rede Comunitária de Pesquisa da Região de Florianópolis

O MCT assinou um protocolo de intenções com o governo do Estado e com o município de Florianópolis para a implantação da rede, viabilizando a participação de órgãos estaduais e municipais.

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Rede Nacional de Pesquisa – RNP

Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – SED

Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – FAPESC

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC

Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – SEA

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A – CIASC

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- CIDASC

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. – EPAGRI

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Faculdades Integradas ASSESC – Associação de Ensino de Santa Catarina – ASSESC

Secretaria de Estado da Saúde – SES

Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural “Jerônimo Coelho” – TV Cultura SC

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis – SME

Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE

Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC

Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis – SME

Fundação de Ensino Superior de Engenharia de Santa Catarina – FEESC

Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC

Compartilhamento de fibras ópticas

Foi celebrado acordo com o governo do Estado através do CIASC e da FAPESC para que a Rede Metropolitana Governamental – RMG e a REMEP possam trocar fibras ópticas.

Com este acordo a REMEP não necessitou lançar 43 km de cabos ópticos, que já existiam e, em contrapartida, a RMG passou a contar com os novos 35 km lançados pela REMEP, em uso compartilhado.

Em cada cabo óptico vão 48 ou 12 fibras. Uma conexão gasta duas fibras. A economia para os dois lados vai além da implantação e da agilidade, mas também há a economia da manutenção futura, já que passa a haver co-responsabilidade na manutenção.

Aplicações da Rede

Internet

O principal uso é o de alta capacidade e melhoria de qualidade da Internet

Ex: Em 16 de outubro foi ativada a conexão do Laboratório de Aqüicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, o que possibilitou uma mudança taxa de transmissão (velocidade) de 256Kbps para 1 Gbps , isto é um aumento de cerca de 4000 vezes na taxa de transmissão de dados.

Saúde

Dentre os usos na área da saúde se destaca o serviço de telemedicina. Com o ingresso da Secretaria de Saúde na RMP, além do Hospital Universitário, passam também a ser beneficiados quatro hospitais: o Infantil Joana de Gusmão, o Regional de São José, o Instituto de Cardiologia e o Hospital Florianópolis.

Agricultura

Uma das demandas na área da agricultura é a transferência de grande volume de dados relacionados à metereologia que, em Santa Catarina, são processados pela Epagri. Para esta transferência é necessário rede grande capacidade.

Educação a distância

A RMP é um excelente suporte ao ensino a distância, tanto para a UFSC como para as outras instituições de ensino. Também se pode utilizar a rede para videoconferência e streaming de vídeos – transmissão e disponibilização de vídeos na Internet.

TV Cultura e UFSC TV

Há planos de se fazer transmissão de programas direto do Campus. Para esta transmissão é necessária uma grande banda de rede.

Comunidade de Pesquisa

A idéia é de que a Rede possa também servir como laboratório de experimentação para que os pesquisadores da área possam testar novas aplicações e protocolos

Perspectivas

A parte da RMP que está sendo implantada é a primeira fase da rede. Ela será ampliada através de uma rede sem fio para atingir unidades que estão mais distantes geograficamente e onde o custo de levar a fibra óptica é muito caro.

A rede sem fio funcionará com a tecnologia WIMAX – ((Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Microondas) para atingir em torno de 30Mbps.

Aplicabilidade da tecnologia WIMAX

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim atualmente não tem conectividade e será ligada com taxas da ordem de 20Mbps. A Fazenda Ressacada, fazenda experimental da UFSC, atualmente é conectada com 128Kbps e passará a 30 Mbps. Isto representará um aumento de conectividade da ordem de 200 vezes.

Informações: Edison Melo – coordenador geral da REMEP Florianópolis – telefone (48) 3721-7531 e

www.redecomep.rnp.br/?consorcio=25

Por Alita Diana/jornalista da Agecom, com informações do site da RNP e de Edison Melo.