Pára! Pára! Pára! Vá com calma. Só para avisar que os proximos três links são atalhos para os conteudos desta página. Espero que seja útil. Tenha um bom dia! Atalho para o Menu da Página Atalho para o Conteúdo da Página Atalho para o menu direito Ministério da Educação
UFSC » Notícias da UFSC » Círculo de Leitura nesta quinta com o jornalista Raimundo Caruso

Círculo de Leitura nesta quinta com o jornalista Raimundo Caruso
Publicado em 05/12/2006 às 14:49

Na opinião do jornalista Raimundo Caruso, que há mais de uma década vem se dedicando à pesquisa e à literatura, “ler é conhecimento e exercício de imaginação; e imaginação é uma forma de ver o mundo de uma forma pessoal”. Caruso é o vigésimo terceiro convidado especial do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcado para o dia 7, a partir das 17 horas, no Espaço Cruz e Sousa, onde funciona a livraria da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

No Círculo de Leitura as pessoas conversam livremente sobre a paixão de ler. Conduzido pelo convidado, sempre um leitor reconhecido, o bate-papo rola em torno de leituras que os presentes estejam fazendo no momento.

A iniciativa, idealizada pela equipe da EdUFSC, visa a difundir o hábito da leitura e ressalta a importância do livro para a formação do cidadão. Aberto ao público em geral, o evento tem reunido escritores, estudantes, artistas, jornalistas, professores e demais pessoas interessadas no assunto. O Círculo está entrando no seu terceiro ano de funcionamento e já contou com a participação especial de 22 convidados: Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Clarmi Régis, Carmen Fossari, Maria Odete Olsen, Carlos Henrique Schroeder, Maicon Tenfen, Valdemir Klamt, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Regina Carvalho, Tânia Regina de Oliveira Ramos, Dennis Radünz, Tânia Piacentini, Gelci Coelho (Peninha), Rubens da Cunha, Eduardo Paredes e Renato Tapado.

Participante da sessão anterior, o jornalista Artêmio Reinaldo de Souza, mestre em Mídia e Conhecimento e adepto a leituras sobre cinema, observou que o Círculo de Leitura estimula o debate e proporciona uma troca de idéias e saberes que, muitas vezes, ficam depositados em disquetes, CDs ou prateleiras e não são compartilhados”. Alcides Buss, diretor da EdUFSC e um dos idealizadores do Círculo, sublinha que “os presentes dividem a motivação, o fogo, o calor e a energia provocados pela leitura de um bom livro”.

O escritor convidado de quinta-feira é autor de seis livros de poemas e dois romances. Com Noturno, 1894, venceu o Prêmio Nacional de Leitura “Cidade de Belo Horizonte” em 1989. Raimundo Caruso também é autor de vários livros de reportagens, enfocando os Açores, a Nicarágua, a República Dominicana e a Amazônia.

A obra Amazônia, a valsa da galáxia – o abc da grande planície, publicada pela EdUFSC, e escrita em co-autoria com a esposa, a geógrafa Mariléa Caruso, é uma referência nacional. Reunindo entrevistas interdisciplinares, segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber, o “papa da Geografia nacional”, o casal conseguiu obter quase três dezenas de entrevistas com pessoas categorizadas e especializadas em assuntos amazônicos”. Ainda de acordo com Ab’Saber, “de viajantes contumazes, os dois pesquisadores, através da iniciativa dessa obra coletiva, transformaram-se em verdadeiros porta-vozes de personalidades dedicadas ao grande norte brasileiro”. Disso, conclui, resultou um “livro esmagadoramente voltado para as ciências na Amazônia”.

O escritor tem no currículo também a peça de teatro Bem-vindo, Brasil à Antártida, uma aventura de Thomas Morus, Autor de A Utopia, no Brasil. Além disso, Caruso está trabalhando no roteiro de um filme sobre os Jangadeiros do Nordeste.

No momento está lendo o romance de linguagem Encrenca, de Manoel C. Karam, de Curitiba, e Hitler e a Rússia, Trumbull Higgins, sobre a invasão nazista em 1941.

Mais informações ou entrevistas com Raimundo Caruso pelo fone 48-3234-0187, e-mail

Facebook Twitter
  • 1960 - 2010 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000
  • Última atualização do site foi em 23 de julho 2014 - 17:41:31