Centro de Cultura e Eventos sedia mais de 400 eventos em dois anos

09/06/2006 10:25

Foto: Adriano Ebenriter

Seja para tomar um café, comprar um livro, reservar a passagem de ônibus ou assistir à formatura do amigo, talvez não exista estudante da UFSC que não teve sua rotina modificada com a inauguração do Centro de Cultura e Eventos, há dois anos. Além de ponto de referência do Campus, o centro é espaço de integração e convivência. Porém, o jovem prédio já possui importância muito maior do que a aparente.

Desde sua fundação até maio deste ano, o Centro de Cultura e Eventos foi espaço de 436 eventos dos mais diversos gêneros, inclusive grandes realizações como o Circuito Cultural Banco do Brasil. Para atender uma demanda crescente de atividades, existe o auditório Guarapuvu, maior anfiteatro de Santa Catarina – com 8.200 metros quadrados de área construída e capacidade para 1.371 pessoas. Até novembro de 2005, o auditório já havia sediado 64 eventos científico-culturais, sendo dois internacionais. Para o próximo semestre, a perspectiva é de um movimento ainda mais intenso dentro do centro. “Esses dias me ligaram para marcar um evento, e a gente só tinha disponibilidade para dezembro”, exemplifica o diretor do Centro de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa.

Além do anfiteatro, o prédio possui quatro salas com 75 lugares, área para exposições, praça de alimentação, agência de viagens, laboratório fotográfico, livraria e papelaria, banco e loja de reprografia. Segundo Barbosa, a conveniência proporcionada pelo centro faz com ele seja reconhecido por todo o segmento universitário. “Quando estava sendo construído, o centro era chamado de elefante branco, dando a idéia de que seria um enorme prédio branco, porém sem muita utilidade para o campus. Essa visão não existe mais”, avalia Barbosa.

O diferencial do Centro de Cultura e Eventos talvez seja o financiamento e a cobertura das formaturas. A partir de 2006, todas as colações de grau passaram a ser realizadas no auditório Guarapuvu, com custeio quitado pela direção do respectivo centro de ensino. Desde o início de 2006, até maio, foram celebradas 30 formaturas no espaço, quase um terço do que já foi realizado desde a sua inauguração. Além disso, pode-se assistir gratuitamente as formaturas ao vivo, pelo site www.eventos.ufsc.br, ou então baixar os vídeos de colações passadas.

Com diversos congressos, exposições, apresentações culturais e formaturas em pauta, o Centro de Cultura e Eventos atualmente tem investido em cursos gratuitos para a comunidade universitária da UFSC – como os de dança, mosaico e origami – e nos preparativos para a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. “Vamos nos dedicar integralmente ao evento. Muitos dos cursos, minicursos e grandes plenárias utilizarão nosso espaço”, afirma Barbosa.

Por Gustavo Bonfiglioli/bolsista de Jornalismo da Agecom