Pesquisa revela que 48% dos estudantes do ensino médio de Santa Catarina não fazem atividades físicas nas escolas

18/11/2003 14:08

A pesquisa `Atividade Física em Adolescentes Catarinenses`, desenvolvida pela UFSC, será divulgada no 4º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, que será realizado no Centro de Convenções da FIESC, nos dias 20 e 22 de novembro. Entre outros dados, o estudo revela que cerca de 48% dos estudantes do ensino médio de Santa Catarina não fazem atividades físicas nas escolas. Realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF) da UFSC e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a pesquisa levou em conta entrevistas com mais de 5 mil alunos de escolas de todas as regiões do estado.

Segundo o coordenador do Nupaf, professor Marcus Nahas, os adolescentes não fazem Educação Física por que, na maioria das vezes, as escolas não oferecem a disciplina e também por que elas facilitam a dispensa do aluno à disciplina por motivos insuficientes. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Educação Física nos cursos noturnos é facultativa. Por causa disso, as escolas catarinenses simplesmente não oferecem a disciplina.

De acordo com Markus Nahas, a falta de atividades físicas é bastante prejudicial aos adolescentes, já que é nessa fase que a calcificação do esqueleto se completa. “A inatividade física é reconhecida como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão, osteoporose, artrite, obesidade e certos tipos de câncer”, explica Markus Nahas.

Outros dados sobre o comportamento dos alunos também foram recolhidos. Cerca de 67% dos alunos consomem algum tipo de bebida alcoólica. Mais de 10% afirmam já ter experimentado algum tipo de droga. E dos que têm uma vida sexual ativa, quase 40% afirmam que nunca usam preservativo. Tudo isso aliado à falta de atividades físicas, representa um grave risco à saúde dos adolescentes catarinenses.

Com o intuito de promover a atividade física nas escolas. O NuPAF está encerrando uma pesquisa de intervenção nas escolas públicas de Florianópolis. Professores de Educação Física fizeram visitas em algumas escolas, incentivando a atividade física entre os alunos. Esse projeto será encaminhado à Secretaria de Educação do Estado.

Mais informações pelo telefone 331-7089 ou pelo e-mail nupaf@cds.ufsc.br

Congresso vai discutir a relação entre atividade física e saúde