Minibajas da UFSC são premiados em competição regional

19/11/2003 16:44

As equipes de minibaja da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançaram bons resultados I Desafio Dana Baja Sul, realizado em Gravataí (RS) nos dias 8 e 9 de novembro. Os estudantes de Engenharia da UFSC trouxeram para Florianópolis os 2º e 3º lugares da competição, promovida em parceria com a Sociedade de Engenharia Automotiva do Brasil (SAE Brasil). Esta foi a primeira prova de minibajas da região Sul do país, e teve 14 equipes participantes, de universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O primeiro lugar foi da equipe Marumbi, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Os outros lugares do pódio foram ocupados pelos alunos da UFSC: o segundo lugar ficou com a equipe Ilhéu, e o terceiro com a equipe Uiraçu. As equipes, com, ao todo, 30 alunos, trabalham unidas no projeto e construção dos carros há nove meses. O desafio foi uma oportunidade para os alunos avaliarem o desempenho dos protótipos antes da etapa nacional, a Competição de Minibajas da SAE Brasil, em abril de 2004, em Piracicaba – SP.

Os dois minibajas são praticamente iguais, a única diferença entre eles é o sistema de suspensão traseira: um dos carrinhos possui uma suspensão independente e o outro um eixo rígido. O estudante de Engenharia Mecânica Cristiano Verona diz que apenas no dia das provas será possível avaliar qual dos sistemas é mais eficiente. A equipe da UFSC foi a única do Brasil que desenvolveu uma tecnologia de suspensão pneumática segura para ser utilizada nas provas. Os estudantes garantem que esse sistema, empregado por quatro anos, proporciona mais conforto ao piloto, melhor controle de altura do veículo e é mais adequado para estrada de terra.

O minibaja é um veículo de quatro rodas, para um ocupante, projetado para trajetos fora da estrada (off-road). Os veículos são projetados no computador e depois montados em laboratório por estudantes de engenharia matriculados na disciplina optativa “Veículos Automotores”, oferecida pelo professor Lauro Nicolazzi, do Departamento de Engenharia Mecânica. Nas aulas, eles conhecem todas as etapas que envolvem a construção de um carro.

A missão dos alunos é construir um veículo que seja seguro, barato, leve, competitivo, fácil de manobrar e durável. Para desenvolver um minibaja são necessários conhecimentos de cálculo estrutural,

modelagem computacional, análise de materiais, dinâmica veicular, elétrica, design, processo de fabricação, contabilidade e marketing, entre outros. Os protótipos da UFSC são projetados para acomodar um piloto com até 1,90m de altura e 105 quilos e custam, em média, R$ 20 mil.

Fale com o professor Lauro Nicolazzi (lauro@grante.ufsc.br), pelo telefone (48) 331-9225.

Fale com os alunos da Equipe UFSC Mini Baja pelos telefones 331 9264 (Cristiano Verona) e 234 0844 (Thiago Bigarella) ou

pelo e-mail baja_ufsc@grupos.com.br

Mais informações sobre os protótipos no site www.minibaja.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico