Professores da UFSC organizam XIV Encontro Nacional de Virologia

11/09/2003 18:38

A Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) promove a partir de domingo (14) a 17 de setembro o XIV Encontro Nacional de Virologia, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

O Encontro é voltado para professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da área, compondo-se de mesas-redondas, conferências e minicursos com pesquisadores nacionais e convidados internacionais como o Dr Paul Rota especialista em SARS (Pneumonia Asiática) do Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Atlanta, EUA.

Dentre os temas se destacam os que têm colocado os estudos dos virologistas como contribuição fundamental para a humanidade: vacinas de dengue, raiva humana, papilomavirus ( um dos responsáveis pelo câncer de colo uterino) , hepatite C, infecções por retrovírus, avanços nos estudos e terapias para AIDS , gastroenterites virais, bioinformática, arsenal terapêutico antiviral, produtos naturais como fonte de potenciais agentes antivirais, febre amarela, viroses em plantações como em feijoeiro, citrus entre outras, doenças virais em suínos e outros animais.

O primeiro encontro nacional de virologia foi realizado em Florianópolis em 1978, nascido da necessidade de se ter um espaço maior para discutir o tema para além dos congressos de medicina e bioquímica. O Encontro vem se realizando, desde então, de forma itinerante e volta à Santa Catarina, organizado pelos professores dos Centros de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC.

Informações : :www.sbv.org.br

e (47) 326 1313 com Ana, Cristina ou Carla ( até sábado). A partir de sábado em (47) 9983 0521

Alguns dos temas e respectivos especialistas presentes:

– Diagnóstico de SARS (pneumonia asiática) – Dra.Teresa Cristina Tavano Peret (CDC, Atlanta, USA) e Dr Paul Rota (em inglês).

– Erradicação do vírus da doença de Aujesky em rebanhos suínos: experiência em Santa Catarina. Dr. Nelson Morés (EMBPRAPA, Concórdia-SC) . Também da EMBRAPA-SC Janice Reis Ciacci Zanella

– Epidemiologia e patogênese de viroses respiratórias. Dr.Luiz Avendaño (Universidade de Santiago, -Chile)

– Anticorpos monoclonais para o tratamento das hepatites B e C. Dra.Rachel Eren (XTL Biopharmaceuticals Ltd.; Kiryat Weizmann Science Park, Revholt, Israel)

– Raiva humana no Brasil: Dra. Silvana Favoretto (Instituto Pasteur, SP) e Dr. Carlos Roberto Zanetti (Departamento de Microbiologia e Parasitologia, CCB, UFSC)