Florianópolis reúne especialistas em virologia

15/09/2003 21:03

Diagnóstico de SARS (pneumonia asiática), desenvolvimento de vacinas para dengue, estudos sobre a raiva humana, o papilomavirus (um dos responsáveis pelo câncer de colo uterino), a hepatite C e avanços nas pesquisas sobre AIDS são temas que estão sendo debatidos no XIV Encontro Nacional de Virologia. Promovido pela UFSC em conjunto com a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), o evento acontece até esta quarta, no Costão do Santinho.

O encontro é voltado para professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da área. A programação prevê mesas-redondas, conferências e minicursos com pesquisadores nacionais e convidados internacionais. Entre os estudiosos internacionais está o Dr. Paul Rota, especialista em SARS (Pneumonia Asiática), do Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Atlanta, EUA.

O primeiro encontro nacional de virologia foi realizado em Florianópolis em 1978, atendendo a necessidade de um espaço maior para discução do tema além dos congressos de medicina e bioquímica. Desde então, vem sendo realizado de forma itinerante e volta à Santa Catarina, organizado pelos professores dos Centros de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC.

Informações: www.sbv.org.br ou (47) 326 1313 / 9983 0521

Alguns dos temas e respectivos especialistas presentes:

– Diagnóstico de SARS (pneumonia asiática) – Dra.Teresa Cristina Tavano Peret (CDC, Atlanta, USA) e Dr Paul Rota (em inglês).

– Erradicação do vírus da doença de Aujesky em rebanhos suínos: experiência em Santa Catarina. Dr. Nelson Morés (EMBPRAPA, Concórdia-SC). Também da EMBRAPA-SC Janice Reis Ciacci Zanella

– Epidemiologia e patogênese de viroses respiratórias. Dr.Luiz Avendaño (Universidade de Santiago, -Chile)

– Anticorpos monoclonais para o tratamento das hepatites B e C. Dra.Rachel Eren (XTL Biopharmaceuticals Ltd.; Kiryat Weizmann Science Park, Revholt, Israel)

– Raiva humana no Brasil: Dra. Silvana Favoretto (Instituto Pasteur, SP) e Dr. Carlos Roberto Zanetti (Departamento de Microbiologia e Parasitologia, CCB, UFSC)